DHEG

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




DHEG
Doença Hipertensiva Específica da Gestação







Ceres
2014

Amanda Soares Pereira
Jéssika Priscylla Pidde Silva


DHEG
Doença Hipertensiva Específica da Gestação





Seminário apresentado com requisito de nota de 2º VA da disciplina de “Urgência e Emergencia” do curso de Enfermagem da Faculdade de Ceres.

Doscente: Professora Mara IzabelaCeres
2014
DHEG – Doença Hipertensiva Específica da Gestação.

RESUMO

A Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) é uma das complicações mais comuns e de maior morbimortalidade materna e perinatal ocupando o primeiro lugar dentre as afecções próprias do ciclo grávido-puerperal. Responsável por grande parte das indicações de interrupção prematura da gestação tem sua etiologia ainda nãoesclarecida. Entretanto, a teoria mais aceita, atualmente, é a da "má placentação": uma invasão trofoblástica deficiente levaria a uma lesão endotelial com espasticidade difusa, associada a hipercoagulabilidade, inflamação, hiperlipidemia e resistência insulínica.
Histórico no BRASIL
A DHEG, também denominada pré-eclâmpsia, é caracterizada pela tríade: edema, proteinúria e hipertensão arterial.O edema, um dos sinais da tríade da DHEG, embora muito comum na gestação, é considerado o primeiro sinal de pré-eclâmpsia quando associado a proteinúria e hipertensão arterial. É uma síndrome que acontece no final do 2º trimestre da gestação e persiste durante todo o período gestacional, impondo, desta forma, assistência pré-natal de qualidade, já que este quadro clínico apresenta gravidade deintensidade variáveis. Essas síndromes ocorrem em 6% a 8% das gestações, contribuindo para a prematuridade e morbi-mortalidade perinatal devido à hipóxia intra-uterina.
MAIS UM CONCEITO-
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento das SHG estão a nuliparidade, extremos de idade materna, a cor e a obesidade. Gestantes com hipertensão estão predispostas a desenvolver complicações como odeslocamento prematuro de placenta, coagulação intravascular disseminada, hemorragia cerebral, falência hepática e renal. 
As pacientes acometidas podem evoluir, em casos mais graves, para episódios de eclâmpsia, edema agudo de pulmão, síndrome HELLP (Hemolysis, Elevated Liver enzymes e Low Platelet), AVC (acidente vascular cerebral) e oligúria (com possível evolução para insuficiência renal). Por essemotivo, a pré-eclâmpsia é uma das causas mais importantes de internação em unidades de terapia intensiva obstétrica.
O princípio do tratamento da PE consiste na redução da pressão sanguínea materna e aumento do fluxo sanguíneo placentário. O repouso em decúbito lateral esquerdo. 
Diante de uma doença potencialmente tão devastadora, a maior parte dos estudos sobre pré-eclâmpsia concentram-se nodiagnóstico precoce e identificação de seus fatores de risco, ou seja, dando maior ênfase ao período pré-parto.

DHEG – Doença Hipertensiva Específica da Gestação.

INTRODUÇAO

Uma das doenças mais comuns em grávidas é a hipertensão, chamada de Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG). Aparece em 10% da população brasileira e o índice de mortalidade chega a 35%. Esta hipertensãogestacional se diferencia da hipertensão crônica, aquela do dia-a-dia, por ter começo e fim. A pressão da mulher fica acima de 140 X 90 mmHg entre o período da 20ª semana de gestação e oito semanas após o parto.
A causa é desconhecida, e aparece em mulheres que estão nos extremos da idade para engravidar (muito novas ou acima de 35 anos), que estão na primeira gestação, obesas, que possuem diabetes edoenças renais, que estão na primeira gestação e que também possuem o histórico da doença na família.

1. CONCEITO:
A DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez), pode ser definida como uma manifestação clínica e laboratorial resultante do aumento dos níveis pressóricos de uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, desaparecendo até seis semanas após o...
tracking img