Desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica e Secundária do Cerco
2012/2013
Universo das Atividades Físicas Desportivas como Aspecto de Cultura

Bruna Raquel de Sousa Ribeiro
Curso Tecnológico de Desporto

Bruna Raquel deSousa Ribeiro
Nº1
Professor :
Pedro Correia
Ano e Turma:
12ºC
Disciplina:
ODD

O que é o Desporto?
Segundo o Haag, em 1992, o termo “desporto” deriva da palavra latina deporte, em inglêsdisport, e que significava “amuse oneself, enjoy oneself”.
De acordo com Eyler, a palavra sport (desporto) derivam do termo disport e aparece pela primeira vez na literatura como significado dedesporto (sport), passatempo (pastime), recreação (recreation) e prazer (pleasure).
O conceito de desporto foi mudando paralelamente à evolução das sociedades. Existe uma grande diversidade de definições,não havendo sequer consenso sobre as actividades que devem ser consideradas desportivas.
Castells et al., em 1998 referenciam algumas das definições que foram surgindo ao longo dos tempos:
ParaJosé Maria Cagigal, o desporto é um conceito muito amplo. Implica divertimento espontâneo e desinteressado na prática de exercício físico, entendido como superação pessoal e submetido a regras.
ParaPierre de Coubertin, o inspirador dos Jogos Olímpicos Modernos, o desporto é um acto voluntário e habitual de exercício muscular vigoroso, apoiado pelo desejo de progresso.
Para Pierre Parlebas, odesporto é uma situação motriz que se caracteriza por três parâmetros que o definem: acção motora, competição regulamentada e institucionalização.
Na actualidade, continua a permanecer um vasto conjuntode definições de desporto; no entanto, podemos considerar como referência a definição da Carta Europeia do Desporto.
A Carta Europeia sustenta um princípio que enquadra o desporto como um “bem” aconservar e a desenvolver como forma de permitir um desenvolvimento sustentável:
Assegurar e melhorar, de uma geração para a outra, o bem-estar físico, social e mental da população, exigindo que as...
tracking img