Desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Numa sociedade em que os valores estão em constantes alterações no comportamento de cada indivíduo, a identificação desses mesmos valores nos jovens atletas é de vital importância para melhorse entender o processo pelo qual eles tomam determinadas decisões, em situações desportivas.
As questões associadas à ética no desporto, e mais especificamente as que dizem respeito ao espíritodesportivo e à tolerância, assumem hoje uma importância acrescida. De facto, não podemos negar a importância, nos diversos âmbitos, da prática e do espectáculo desportivo, mas há que reconhecer tambémque eles se revelam como campos especiais, nos quais os fins – ganhar - justificam quaisquer meios - violência, a corrupção, a fraude, o querer ganhar a todo e qualquer custo, o doping, a deslealdade, aausência de espírito desportivo, etc.
A Ética Desportiva surge como uma estrutura moral que define alguns limites para o comportamento dos desportistas, de forma a preservar um sistema desportivocivilizado. É possível competir respeitando o adversário, reconhecendo o seu valor e competência, vendo-o como um oponente indispensável, sem o qual não existe competição.
Vários investigadoresdefendem que a participação, das crianças e jovens, em actividades desportivas contribui para um desenvolvimento global e harmonioso das mesmas, pelo que se deverá dar atenção à importância do espíritodesportivo como componente do processo de desenvolvimento da criança e jovem.
Com este trabalho pretendeu-se apresentar algumas reflexões sobre a aquisição de valores e princípios no contexto desportivo.Palavras-chave: ética; desporto; fair-play; jovens; valores.
Referências
1. Puga, A. (2002). Ética e Contemporaneidade: o desporto profissional e a inserção das sociedades desportivas e doclube-empresa.Conferência proferida no 9º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, São Luís/MA.
2. Gonçalves, C. (2003). A Educação para os Valores nas...
tracking img