Desportos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, económica e ecológica de se fazer turismo.

A bicicleta causa

uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegar noutro meio de transporte. Outro factor importante nocicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.



O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas decomo montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.



Em alguns países, como a Holanda, Suíça, entre outros, são oferecidas óptimas condições para o desenvolvimento deste desporto ou actividade física. Além de ciclo vias, existem transportes tais como autocarros e comboios adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, etc. Existem

duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autónoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade o viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforges.
Na

modalidade com suporte, o viajante geralmente contrata o serviço de uma operadora, que organiza oroteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences do viajante e oferece serviço de guia.



Ciclismo



BTT





Entre 1890 e 1900 nasceram grandes provas, que ao longo dos anos se tornaram clássicos, alguns ainda existem hoje como o Liege-Bastogne-Liege. Em 1893 foi feito o primeiro Campeonato Mundial, com provas de sprints e meio fundo, exclusivamentepara os corredores amadores do mundo.

O ciclismo faz parte do programa olímpico desde a primeira edição moderna dos jogos de Atenas, em 1896, quando os eventos realizados era apenas de Pista.  Até os Jogos de 1984 em Los Angeles teve apenas a participação masculina. As mulheres começaram a participar nos eventos de estrada nas Olimpíadas de Seul, em 1988.  Na Olimpíada de Atlanta, 1996,participaram pela primeira vez ciclistas profissionais e introduziram o método de crosscountry e o ciclismo de montanha.  Nos Jogos Olímpicos de Pequim, 2008, foi adicionado outra modalidade desta disciplina "BMX SX" (BMX Supercross), essa modalidade descendente do BMX incorpora novas dificuldades como uma rampa mais abrupta e com saltos maiores, com uma velocidade considerável.


A decisão decaminhar, praticar ciclismo ou realizar outro desporto deve ser acompanhada de uma série de cuidados, com o objectivo de preservar nossa saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos:


Deve dar-se preferência para o período vespertino (ao final da tarde), principalmente os diabéticos e hipertensos. Porém, quando se mantém um horário fixo, o nosso organismo adapta-se melhor. Éde fundamental importância que a pessoa cardíaca consulte o seu médico para verificar se pode exercitar-se sem riscos;



Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um reprodutor portátil de música pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar; O aquecimento é importante. Devem fazer-sealongamentos durante 10 minutos antes e após a actividade física; Alimentar-se com uma fruta ou suco/sumo (não mais que 200 ml), 30 minutos antes, durante e logo após o exercício. Ingerir água filtrada somente em pequenas quantidades;







Procurar um local com aclives e declives suaves (quanto mais plano melhor). No caso da bicicleta, os aclives são desejáveis para momentos de se...
tracking img