Desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética e Desporto

CONCEITO DE DESPORTO
Desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.

VALOR SOCIAL DO DESPORTO
Também podemos definir desporto como um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, oupredominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento ou aprimoramento físico, intelectual e psicológico dos seus praticantes e espectadores.

“ÉTICA”
Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes), ética é o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamentocorrecto e o incorrecto. Os princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os códigos de ética são dificilmente separáveis da deontologia profissional, pelo que não é pouco frequente os termos ética e deontologia serem utilizados indiferentemente.

“FAIR PLAY”

O Fair Play significa muito mais doque o simples respeitar das regras; engloba as noções de amizade, de respeito pelo outro, e do espírito desportivo, representa um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercializaçãoexcessiva e a corrupção. O fair play é um conceito positivo. O Código considera o desporto como uma actividade sociocultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, desde que seja praticado lealmente. O desporto é também considerado como uma actividade que, se for exercida de maneira leal, permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se; desenvolver-se plenamente,adquirir uma arte e demonstrar as suas capacidades; o desporto permite uma interacção social, é fonte de prazer e proporciona bem-estar e saúde. O desporto, com o seu vasto leque de clubes e de voluntários, oferece a ocasião de envolver-se e de tomar responsabilidades na sociedade. Além disso, o envolvimento responsável em certas actividades pode contribuir para o desenvolvimento da sensibilidadepara com o meio ambiente.

“ESPIRITO DESPORTIVO”
Espírito desportivo é, em primeiro lugar e acima de tudo, observar estritamente todas as regras. É procurar nunca cometer deliberadamente uma falta. Ter espírito desportivo é respeitar o árbitro. A presença a do árbitro ou do júri revela-se essencial de todas as competições. O árbitro tem um papel difícil a desempenhar. Ele merece inteiramente orespeito de todos, aceitar todas as decisões do árbitro sem pôr em causa a sua integridade, reconhecer com dignidade a superioridade do adversário na derrota, aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar o seu adversário, saber reconhecer a boa actuação e os bons desempenhos do seu adversário, querer competir na igualdade com um oponente. É contar apenas com o seu talento e habilidade paratentar obter a vitória, recusar ganhar através de meios ilegais e violentos, desportivo é manter a dignidade em todas as circunstâncias. É demonstrar que temos domínio sobre nós mesmos. É recusar que a violência física ou verbal tome conta de nós.

Doping
Doping bioquímico ou simplesmente doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, por promoverem o aumento ilícito do rendimento doatleta, humano ou animal. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, provendo-lhes vantagens competitivas desleais, pois desiguais, em relação aos demais que delas não se utilizam. As substâncias pertencentes as seguintes classes farmacológicas: . Estimulantes: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina, etc. . Narcóticos: morfina, codeína,...
tracking img