Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Tamiris da Silva Montania [1]

Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer algumas explanações sobre como hoje em dia a desigualdadesocial esta ao nosso redor e muitas vezes não prestamos a devida atenção, neste sentido nosso olhar é voltado especificamente para as crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Educação, adolescentes,Desigualdade

A desigualdade social esta presente desde quando o homem constituiu a sociedade, conforme o tempo foi se passando, e com o advento do sistema capitalista, que em suas bases éreprodutor e criador de desigualdades, se intensificou ainda mais.

O que se pode dizer a respeito de desigualdade entre crianças e adolescente que acontece e muito? Podemos citar as escolas ondeé bastante visível as faces da desigualdade, onde muitas vezes professores e demais funcionários da educação se relacionam com os alunos levando em conta somente as condições financeira que cada umaapresenta.

A tendência é que quanto mais a população aumente maior o numero de pessoas que estarão abaixo da linha da pobreza e em torno de 55% são crianças ou adolescentes. (ECA)[2]Uma das facetas da desigualdade é a má distribuição de renda, uns com pouco e outros com tanto, não é correto algumas pessoas, denominadas milionários, bilionários, ganharem em somente um mês o que amaioria não ganhara em toda a sua vida produtiva.

A desigualdade social é uma das maiores mazelas do Brasil, as crianças e adolescentes estão entre os que mais sentem seus efeitos.
O que tambémcontribui para o aumento do numero de pessoas vitimas da desigualdade social é o fato de ocorrerem grandes taxas de natalidade em meio a população pobre, levando as famílias a serem constituídas pordois ou três adultos e normalmente mais de cinco crianças, chegando em alguns casos a dez ou até treze crianças. Com isso, os que sofrem mais com a pobreza e a escassez de alimentos são os menores....
tracking img