Gastronomia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GASTRONOMIA BRASILEIRA
PRATO TÍPICO DE UMUARAMA: FRANGO NA TELHA E NA GASTRONOMIA BRASILEIRA

Ederson Aparecido Gimenes da Rocha

RESUMO

Com o avanço da tecnologia, as mudanças constantes no ambiente influenciam diretamente na alimentação de todas as pessoas, que vivem em realidades diferenciadas, sofrendo uma pressão em seu organismo que recebe alimentos variados e nem sempre de boaqualidade e em sua grande maioria produtos industrializados, dos quais não se sabe a real procedência. Isso tem causado um aumento significativo de casos de doenças diversas, tendo como causador principal a má alimentação. É preciso que, sobretudo levar-se em conta os fatores históricos que influenciam nos hábitos alimentares e elaboração de novos hábitos em que a regionalidade, naturalidade e asocialização promovida pelos pratos típicos atuem ativamente na qualidade de vida das pessoas.

Palavras chave: gastronomia, economia, culinária, cultura, receitas, combinação, sabores.

INTRODUÇÃO

Surge na França no século XIX o termo gastronomia. Esta época caracterizou-se pelo grande valor atribuído aos legumes, principalmente batatas. Resgatando e adaptando a realidade atual, cada municípiodesenvolve seu prato típico, valorizando sua cultura e sua regionalidade, e ainda ressaltando o que há de melhor na culinária do seu município. Umuarama município situado na região noroeste do Paraná e tem como prato típico o frango na telha, e recebe nesta festividade visitantes de toda região. A festa, realizada uma vez por ano, no mês de novembro, mobiliza todos os munícipes, empresas evisitantes. Muitas pessoas ainda não têm acesso ao conhecimento, não sabe muito sobre a base cultural de seu município nem de suas raízes. Pode-se ainda enfatizar que os lucros são revestidos as instituições carentes da cidade, um do outro objetivo da festa e expandir o nome de Umuarama no turismo gastronômico, segundo o Presidente do evento, Francisco Elias Silvestre. Serão apresentados a seguir osdetalhes de raízes culturais, origens, economia, o desenvolvimento gastronômico regional, que é apresentado pelo prato típico “Frango na Telha”.

1. HISTÓRICO E LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UMUARAMA

Localizado no Noroeste do estado do Paraná, distância de 575 km da capital do estado e a 115 km do Paraguai. Está a 430 km acima do nível do nível do mar, entre a latitude 23º47`55 sul e longitude53º18`48 oeste.
Sua população segundo o censo local é de 98.855 habitantes. Tem como principal atividade a agropecuária de corte, destaca-se com um número considerável de avicultores. Conhecido como “Capital da Amizade”, Umuarama completa no ano de 2009, 54 anos.
A cidade de Umuarama era habitada por índios Tupi-guarani, Gês, entre outros. Foi colonizada inicialmente por mineiros, paulistas enordestinos, e, estes trouxeram consigo seus hábitos e adaptaram sua alimentação as condições locais. A criação de aves nesta época contribuiu para que atualmente o frango, fonte da economia local, e constitui o prato típico local.
O frango é o alimento mais consumido no município tendo grande diversidade de misturas e preparos, com sofisticadas receitas e tendo o frango na telha como prato típico.
Oprato “Frango na Telha” foi criado em uma reunião para determinado fim. Descobriu-se um bom numero de avicultores e um grande abatedouro na região, o que propiciou geração de emprego e renda satisfatória e imprescindível para Umuarama - PR. Os lucros do evento realizado anualmente são revertidos para projetos sociais do município.
O evento “Festa do frango na Telha” é promovido pelo Rotary Clubee realizado na Casa da Amizade. A avicultura já é um marco na economia Umuaramense há anos. O desenvolvimento da culinária tendo o frango como prato principal, auxilia as obras sociais na cidade: Abrigo Tia Lili e Lar Rotary, bem como expande o nome do município e ainda aumenta o turismo gastronômico na região.

2. CULINÁRIA ENVOLVENDO A GASTRONOMIA LOCAL

O uso do frango nas receitas...
tracking img