Desenvolvimento pessoal e prfissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de trabalho

O trabalho sempre esteve presente, mesmo que de modo intuitivo, na vida do homem. O trabalho sofreu grandes mudanças e, em função das condições sociais e econômicas que foram se estabelecendo ao longo da historia, tem sido motivo de muitos estudos e discussões.
O trabalho é tido como fundamental na vida humana e a evolução de sociedade se deu, em grande partegraças à capacidade do homem de criar ferramentas que tornaram possível transformar o meio e adaptar-se a este, de modo a garantir um constante desenvolvimento. Ao analisar a relação do homem com o trabalho, verifica-se que este pode adquirir diferentes significados, de acordo com as funções que possui na vida do ser humano. Segundo Dejours (1997), o trabalho é um elemento estruturante da sociedade,visto que se apresenta como um veiculador da cultura e da ordem civilizatória que se apresenta como um elemento que participa da estruturação da identidade psíquica e social do indivíduo como sujeito que atua e produz. O trabalho pode ser descrito pelo lado positivo como:
* Meio pelo qual são produzidos os bens e serviços que a sociedade deseja;
* Atividade instrumental executada por sereshumanos, cujo objetivo é preservar e manter a vida, e que é dirigida para ambiente do homem;
*O trabalho é uma atividade que produz algo de valor para outras pessoas.
Ao mesmo tempo, Dejours, lembra também que o trabalho pode adquirir uma conotação negativa, pois, diante de certas condições, pode servir como um instrumento de dominação, capaz de produzir sofrimento.
Em verdade, osignificado que temos de “trabalho” sofre as influencias de diversos aspectos socioeconômicos, tais como os recursos e as condições materiais, a representação social do cargo, o ganho econômico que possibilita um certo grau de realização pessoal, etc.
A experiência que vivenciamos a partir desses fatores resulta na atribuição positiva ou negativa do que seja o trabalho.
No contexto atual.As organizações buscam, cada vez mais, pessoas que considerem o trabalho como uma atividade que lhes auxilie em seu desenvolvimento pessoal, e não apenas como um sacrifício a ser comprido. O significado positivo atribuído ao trabalho por uma pessoa pode ser considerado fator diferencial do seu potencial de empregabilidade.

1. Mercado de trabalho: evolução e contexto.

As mudançasiniciadas com o processo d globalização, as inovações tecnológicas, a concorrência cada vez mais acirrada, a busca da excelência, exigências por qualidade e melhorias contínuas resultaram em profundas alterações nas formas de produção.
Todas estas mudanças trouxeram em seu bojo transformações tanto positivas como a acesso às novas tecnologias, bens e serviços tanto positivas como o acesso às novastecnologias, bens e serviços úteis á humanidade, como também uma carga negativa, que se destaca especialmente pela eliminação de muitos postos de trabalho.

1.2.1 Mudanças na economia mundial
Até a década de 1980 o empresariado, especialmente no Brasil, não estava preocupado em “encantar o cliente”. Afinal, se só havia duas ou três marcas de um
1
Determinado produto, no mercado, afastadasde qualquer concorrência, as empresas
conseguiram acumular grande capital, mas pouco investimento foi para o desenvolvimento de máquinas, equipamentos ou melhorias no processo produtivo.
O trabalhador também era uma pessoa acostumada à estabilidade, entrava também pra trabalhar na “firma” na qual o pai e o avô estiveram empregados por todas a s suas vidas. Não era necessário maior empenhoseja por parte do empregador, ou seja, por parte do empregado, afinal o futuro era previsível para todos.
A partir daí, o cenário sofreu profundas mudanças, como o surgimento de chamada Globalização econômica, acelerada principalmente pelo desenvolvimento dos meios de transporte e telecomunicações, o mercado passou a altera aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos dos países, tais...
tracking img