Atps de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS de Economia
Etapa º2
Aula-tema: Microeconomia: formação de preços.
Passo 1:
Maximização de Lucros
A teoria microeconômica tradicional (também chamada teoria neoclássica ou teoria marginalista) é o que as empresas têm como maior objetivo a maximização de lucros, no curto ou longo prazo. Lucro total é a diferença entre as receitas de vendas da empresa e os custos totais de produção.(LT = RT – CT)
LT: lucro total
RT: receita total de vendas
CT: custo total de produção

A empresa desejando maximizar seus lucros escolhera o nível de produção que tenha diferença positiva entre (RT) e (CT) e que esta seja a maior possível (máxima).
Receita marginal (RMg) é o acréscimo da receita total da empresa quando se vende umadicional de seu produto.
A empresa pode maximizar seu lucro num nível de produção que a RMg da ultima unidade seja igual ao custo marginal da ultima unidade produzida.

(RMg = CMg)
Raciocínio de maximização:
Suponhamos que a empresa esteja em um ponto de produção em que a recita marginal supera o custo marginal (RMg > CMg). Nessecaso, o empresário terá interesse em aumentar a produção, porque cada unidade adicional fabricada aumenta seus lucros, já que sua receita marginal é maior que o custo marginal.
Agora em outro nível de produção: RMg < CMg. Nesse caso, o empresário terá interesse em diminuir a produção, pois cada unidade adicional que deixa de ser fabricada aumenta seus lucros, uma vez que seu custo marginal émaior que a recita marginal. Em conseqüência, o empresário fabricara a quantidade de seu produto no ponto em que RMg = CMg, pois desse modo seu lucro total será Maximo.

Exemplo:

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa disse que as refinarias da Petrobras “estão no limite da capacidade”. Com isso a Petrobras tem como objetivo liderar a produção do etanol, para que issoaconteça ela fará um investimento de U$2,5 bilhões para chegar no ano de 2015 produzindo 5,6 bilhões de litros de etanol.Uma rápida comparação com a produção de 2011 (1,5 bilhões de litros) esse crescimento na produção do combustível para 2015 representa uma aumento de 273%.



Passo 2:
Com esse investimento, aPetrobras quer ter 12% de participação de mercado até 2015. Segundo a Cia., esse investimento tem um objetivo maior, atender o mercado interno e apresentar ao consumidor brasileiro preço e produto de boa qualidade.
O resultado futuro seria:
- 70% do investimento em etanol será destinado a execução de novos projetos, como: construção de novas usinas, destilarias, renovação de canaviais ecapacidade de moagem.
- 30% para aquisição total ou parcial de empreendimento já existente.
- Capacidade de produção anual estimada em 100 milhões de litros.
- Do total de investimentos nos próximos cinco anos, U$300 milhões serão destinados a pesquisas.

http://www.noticiasautomotivas.com.br/petrobras-investe-na-lideranca-da-producao-do-etanol/

Etapa 3
Aula-Tema: Produção e o mercado. O mercadosob concorrência perfeita e monopolista.
Passo 1:
Monopólio é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Quando há somente um vendedor no mercado.
Em linhas gerais, monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. No caso, o fornecedorde produtos pode impor qualquer preço a suas mercadorias ficando sujeito ao nível de vendas. Como geralmente o mercado compra menos quanto maior for o preço, o monopolista fixa o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. Ao reduzir a produção, o monopolista pode aumentar o preço já que é o único fornecedor. Além disso, se o monopolista não teme a entrada de...
tracking img