Pt In

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito excelente!






SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADo

SERVIÇO SOCIAL

HELENA MOREIRA DE CASTRO










REVENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL



















URUAÇU
2014


HELENA MOREIRA DE CASTRO



















REVENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO
DO SERVIÇO SOCIAL









Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,para a disciplina Gestão Social, Serviço Social,Terceiro Setor, e Oficina de formação; Pesquisa Social; TCC.
Profs. Maria Angela Santini; Paulo Sergio Aragão; Rodrigo Eduarado Zambon.
Semestre: 8º








URUAÇU
2014

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS
















INTRODUÇÃO

A presente produção textual interdisciplinar individual – 8º semestre de ServiçoSocial, será uma reflexão sobre: 1º A História da Profissão; 2º Os Avanços da Pofissão e 3º As Demandas Atuais e a Contribuição Para o Desenvolvimento da Profissão e finalizando faremos uma observação da Função do Serviço Social na Conteporaneidade.
1º A História da Profissão nos esnsina que o Serviço Social foi criado para atender as questões sociais e a questão social surge de uma necessidade quenão está sendo sanada, ou seja: o ferimento de algum direito social e, que, de todos os direitos, os sociais foram os últimos a serem reconhecidos. Que o mundo sempre imaginou que o ano 2000 seria o coroamento do processo civilizatório. O que aconteceu é que antes o mundo se dividia em países, agora em pleno século 2000, o mundo se divide em dois grupos sociais; os incluídos e os excluídos.
2º OsAvanços da Pofissão se deu em função de preparo de capacitação de enfrentamento das questões sociais desde sempre. Ao longo de sua trajetória, foi se moldando demarcando em cada momento histórico, lutou, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Alcançou conquistas bastante avançadas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional advindas depesquisas, lutas e persistência. Tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade totalmente contrária aos seus objetivos profissionais.
3º As demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão. As demandas atuais e que também foram desde sempre, em sua maioria, originam-se dos grupos de pessoas: crianças, adolescentes,idosos, mulheres, dependentes químicos, pessoas com necessidades especiais. Os movimentos urbanos, rurais, meio ambiente... e assim uma imensidade de questão de natureza terriotorial, municipal, estadual ou federal. São elas que contribuiram e contribuirão sempre, para o desenvolvimento profissional do Assistente Social.


DESENVOLVIMENTO
AHistória da Profissão do Serviço Social
Para sua capacitação profissional o Serviço social peregrinou pelos séculos na busca por sua especificidade e campo de atuação. Foi usado pela burguesia em sua gênese no século XIX, no intuito de atender somente seus próprios interesses, alienando e dominando o proletariado.
A Revolução Industrial começou na Inglaterra no séc. XVIII; expandiu pelo mundo noséculo XIX, inchando as cidades com a vinda das famílias do campo em busca de condições de vida melhores. Aumentar lucros e diminuir despesas era o princípio do sistema capitalismo. Portanto os proprietários buscavam novas tecnologias para suas fábricas; exploravam seus operários com cargas horárias exorbitantes, salários irrisórios e locais insalubres, (já que não existiam leis trabalhistas),tudo para justificar o aumento da produção e do lucro para o proprietário.
Assim não havia emprego nem o mínimo, para a demanda que chegava às cidades e junto com o desemprego vinha fome, moradia (cortiços), prostituição, alcoolismo, revoltas, uma questão social de empobrecimento total do trabalhador.
Fatores que contribuíram para Revolução Industrial: a substituição das ferramentas pelas máquinas,...