Desenvolvimento local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO



RITA ALVES BATISTA, EAD00717869















PORTFÓLIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL






















Santana do Ipanema, AL
2012
RITA ALVES BATISTA, EAD00717869
























PORTFÓLIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL





Portfólioentregue à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção da nota das disciplinas: Teoria a Administração I Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.











Santana do Ipanema, AL.
2012
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO


A produção deste portfólio destina-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos com as disciplinas referentes aoprimeiro semestre do curso de Administração, assim como, desenvolver nos alunos percepções e interpretações distintas sobre um mesmo assunto.
A pesquisa foi de cunho social, caracterizando um estudo de caso, sobre a cidade de Santana do Ipanema, AL. Além disso, foi fundamentada com um estuo bibliográfico que teve como suporte o material disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem.




2.DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: SANTANA DO IPANEMA


Para que seja possível compreender o fenômeno do Desenvolvimento Econômico Local, é necessário entender o que se trata a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais.
Nesse contexto, é possível definir que na década de 80, a classe trabalhadora sofreu com um golpe significativo que redesenhou seu perfil, uma vez que um grandenúmero de inovações tecnológicas resultou em um número inferior ao existente de mão de obra, com a automatização da maioria das máquinas se tornou desnecessário um número tão grande de funcionários. Outro fator foi à retração da indústria mundial, que teve como consequência imediata o desemprego e os cargos, portanto eram muito mais almejados.
De acordo com Vitte apud Barqueiro,

O momentoatual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades (como muitos osdenominam no Brasil) constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento (A.V. BARQUERO, 1993, p.72), muitas vezes com profundas consequências econômicas, sociais e espaciais.

Sob tais circunstâncias, as cidades assumiram um grande papel na economia, e com projetos para alavancam recursos para economia local, isto se deve a uma serie de estratégias e ações que visam ativar o capitallocal mas acabam por interferir em todo o território nacional, os aspectos a serem considerados é saber quem são os agentes responsáveis por este desenvolvimento local, são muitas instituições grupos e indivíduos que estão envolvidos, cooperativas, agencias de desenvolvimento, associações industriais e comerciais, entidades empresariais, sindicatos, governos locais e de outras instâncias de poder.No tocante a cidade de Santana no Ipanema, o desenvolvimento local, tem boas características e um planejamento estratégico considerável. Existem pessoas envolvidas nesse processo, que antes não tinham conhecimento e estuo suficiente para tal proposta, mas com o decorrer dos anos o desenvolvimento foi tão abrangente, principalmente na área educacional, que hoje possui profissionais além decapacitados qualificados, infelizmente o município ainda não possui organizações o suficiente para absorver toda a sua mão de obra, obviamente, essa é uma estatística de muitos outros municípios subdesenvolvidos e que estão aos poucos se estruturando para um desenvolvimento econômico, social, políticos e cultural satisfatório.
O desenvolvimento do município é notado de forma gigantesca e seus pontos...
tracking img