Desenvolvimento local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração

naldir monti

desenvolvimento econômico local

Londrina
2012

naldir monti

desenvolvimento econômico local

Trabalho de Naldir monti apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Administração.

Orientador: Prof. Samara HeadleyMarcelo Silveira
Wilson Sanches
Márcia Bastos

Londrina
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................3
2 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E CRISE DOS ESTADOS.................4

3 POLITICAS BRASILEIRAS PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL...........5/6

4 AÇÕES EMPREGADAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL.............7/8

5 BARREIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL ..................................9

6 VOCAÇÃO ECONÔMICA DE LONDRINA E SUAS OPORTUNIDADES....10

7 POTÉCIALIDADE DE NEGÓÇIOS................................................................11

8LINGUISTICA.................................................................................................12

9 DIVERGÊNCIA E VERDADE.........................................................................13



INTRODUÇÃO

Desenvolvimento local, pode ser analisado de ponto de vista diferentes. Muitos o vê voltado somente para o aspecto competitivo. Muitas pessoas e governos promovem o desenvolvimento da região e comunidade somente pelo aspecto econômico, pensando emquestões financeiras, tributárias e geração de receita. Porém a globalização , ao contrário deo que se pensa, vem justamente reforçar a impotância do desenvolvimento local visto que cria a necessidade da formação de identidades e de diferenciação das regiões e das comunidades, para enfrentarem um mundo de extrma competitividade.
Trata-se de buscar estratégias que tornem as comunidades, regiões epaíses competitivos.

reestruturação capitalista e crise dos estados nacionais

A restruturação capitalista ocorrida apatir da década de 1970 imfluênciaram as discuções do desenvolvimento no Brasil e no mundo. Quando o modelo de desenvolvimento era de cima para baixo conduzidos pelos estados nacionais.
Fortes transformações e turbulências do momento atual que condicionam mecanismos de tomadade decisão pelos gestores públicos. E nesse contexto que estudos locais ganham interesse o município assumindo funções antes de esferas superiores. Desta forma muitas cidades transformaram-se em espaços estratégicos de desenvolvimento com profundas consequências econômicas, estruturais, sociais, espaciais.

3. políticas brasileiras para desenvolvimento local

A temática do desenvolvimentonão é alheia ao debate geográfico. O desenvolvimento vinculado está à noção de modelo territorial na análise territorial e de ordenação do território. Há um impacto recíproco nos territórios e nos modelos de desenvolvimento, pelos atributos ou carências dos territórios e pelas estratégias de desenvolvimento implementadas.
Vem ocorrendo no Brasil diversas experiências de desenvolvimento local, emum cenário de experimentalimosmo difuso. As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados ora sendo vistos como uma nova política social, ora como um novo paradigma econômico.
Este trabalho visa primeiramente contribuir na reflexão dos enfoques teóricos das políticas de desenvolvimento local/regional ou políticas territoriais que vêm sendo discutidas no âmbito daGeografia Econômica e de Estudos Regionais, como são os casos dos arranjos produtivos locais, sistemas locais de inovação, ambientes inovadores, economia solidária, dlis (desenvolvimento local integrado e sustentado), dentre outros, investigando quais deles vem sendo utilizados como estratégias de desenvolvimento local nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas.
Assim, há, no...
tracking img