Desenvolvimento local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:
1.
a) No início dos anos 70 o modelo de desenvolvimento fordista-taylorismo entrou em crise devido a quatro fatores determinantes: diminuição dos ganhos de produtividade, elevação da composição orgânica do capital, saturação da norma social de consumo e desenvolvimento do trabalho improdutivo. Com isso, iniciou-se um processo de reorganização do sistema ideológico, político e deprodução do capital. As expressões mais evidentes foram o advento do Neoliberalismo, no campo Estatal, com a privatização e a desregulamentação dos direitos do trabalho e a adoção do padrão de acumulação flexível, através do modelo de produção toyotista. Ao atuar como organizador das relações no mundo do trabalho, o toyotismo recorre aos princípios da flexibilização, do trabalho em equipe, daparticipação, da autogestão, autonomia, entre outros. O papel do Estado também enfraqueceu, dando lugar ao liberalismo econômico. Em linhas gerais, o receituário neoliberal consiste em enfraquecimento dos Estados Nacionais, abertura comercial e de serviços, liberalização da entra e saída do capital estrangeiro, ruptura dos monopólios públicos e privatização, flexibilização do mercado de trabalho, corteou abandono das políticas públicas sociais. A idéia central inerente nestas medidas é a de que a economia deve ser deixada ao livre jogo das forças do mercado, pois isso resultaria na melhor utilização dos fatores produtivos em benefício da coletividade.
Fontes:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:AUrmDbhbiQ4J:www.espacoacademico.com.br/096/96oliveira.htm+&cd=12&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/viewFile/260/melon8v2II
b) As políticas brasileiras para o desenvolvimento local são:
1 – Financiamento e comercialização; para resolver o problema da descapitalização local faz-se necessário um conjunto de propostas que visam a recapitalizar as comunidades através de maior volume de recursos, juros radicalmente maisbaixos, maior capilaridade, simplicidade de acesso, desburocratização, flexibilização das garantias, formação de agentes de crédito capazes de trabalhar com demanda diversificada, desintermediação comercial e outros.
2 – Tecnologia; não necessária a tecnologia “dura” como sementes melhoradas ou máquinas de melhor performance, mas sim a tecnologia como forma de junção de informações, como um portal, ondediversos atores sociais interessados possam obter as respostas adequadas ou os contatos necessários para obter as que faltam. Cada território, como aqui entendido, município ou região, deverá portanto contar com um núcleo polivalente de apoio tecnológico, articulando as instituições existentes, facilitando os contatos, dinamizando a absorção criativa do conjunto do que tem sido chamado de“tecnologias sociais”. Inclui propostas que buscam assegurar a acessibilidade e a generalização de tecnologias mais avançadas para o chamado “circuito inferior”, não através da imposição, mas através de uma ampla disponibilização de conhecimentos e apoio nos processos de aplicação.
3 – Desenvolvimento institucional; integração do circuito inferior com o circuito superior visando introdução de formasmodernas de responsabilização e de avaliação de resultados pelas administrações locais.
4 – Informação; O objetivo central no eixo referente à informação é promover as formas de organização, disponibilização e divulgação das informações referentes a determinado município ou região, de modo integrado e coerente, aproveitando as mais variadas fontes, visando um universo onde o desenvolvimento localintegrado tenha sólidas bases informativas.
5 – Comunicação; proporcionar a comunicação entre o município e o país. Propostas abrangem: apoiar a constituição de emissoras locais, regionais ou intermunicipais, promover a generalização da conectividade internet, reformular o marco jurídico das telecomunicações no sentido de assegurar o acesso e a participação como direitos básicos da população,...
tracking img