Desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual do desenvolvimento segundo Freud, Erick Erikon e Piaget.









Elaborado por Débora Antunes Rosa
Pedagogia- Psicologia da educação-Vivian H. Smith



DESENVOLVIMETO PSICOSSEXUAL DE FREUD
Na perspectiva freudiana, a “construção” do sujeito, da sua personalidade, se da através do libido, de prazer ou desprazer, “bom ou mau”, gratificante ou não gratificante, positivoou negativo. Muitos dos problemas psicopatológicos da idade adulta de que trata a Psicanálise têm as suas raízes, as suas causas, nas primeiras fases do desenvolvimento.



- Fase oral (0-1 ano): a criança recebe gratificação através da boca, língua e lábios. Nesta fase, sugar e morder adquire especial importância. O seio é o primeiro objeto de ligação infantil. A criança ama com a boca, tudoque ela pega é levado a boca, com o objetivo inconsciente de conhecer. Quando oferecemos um brinquedo, ela vai imediatamente, leva-lo a boca. Temos dois comportamentos típicos: a primeira é a sucção, nesta etapa a criança vive em um mundo de fantasias, parcial e fragmentado, temos também o sádico-canibal, é quando eclodem os dentes, as crianças morde, é uma forma de manifestar a agressividade,se esta fase for normal, o amor será a base, se não poderá estabelecer um futuro quadro de melancolia.





- Fase anal (1- 2 anos e meio): ânus e áreas vizinhas são fontes de interesse e gratificação, principalmente no ato de defecar; nesta fase, quando se inicia o andar, o falar é importante o treino do controlo dos esfíncteres. A eliminação e retenção das fezes é o principal foco deprazer (como um presente ou como uma agressão) ou retidas contidas (como um bem precioso, ou como algo que pode fazer mal). Desenvolve os movimentos finos (pinça/indicador-polegar). O período é denominado fase anal, porque a libido passa a organizar-se sobre a zona erógena anal. Conforme esta relação a criança pode desenvolver sentimentos de dúvida e vergonha sobre si mesma, para que isso nãoaconteça é importante que os pais as auxiliem no autocontrole e autonomia, no momento da retirada das fraldas e com colocação de limites, de uma forma carinhosa e firme.











- Fase fálica (dos 2 anos e meio a 6 anos): a gratificação é obtida através da estimulação genital. Nesta fase encontra-se o complexo de Édipo. É comum a masturbação e está presente a angústia de castração (temorde perda ou dano dos órgãos genitais). A erotização passa a ser dirigida para os genitais, as preocupações com as diferenças sexuais entre meninos e meninas passam a contaminar até a percepção dos objetos. A maior parte dos vínculos de prazer está ligada a mãe, o pai coloca-se então entre o filho e a mãe, neste momento, paralelo ao amor que o menino devota ao pai, ele tem sentimentos mesclados deódio e temor e sente o desejo de eliminar, aquele que impede o acesso a mãe. Freud denomina este triangulo de complexo de Édipo, os pais devem ajudar a resolver este conflito com uma relação carinhosa, entre eles, onde fique claro os limites da participação do filho e que regras e restrições devem ser obedecidas; onde cada um saiba o seu lugar na família.











- Fase delatência (dos 6 anos aos 11 anos): período de relativa tranquilidade sexual entre os anos pré-escolares e a adolescência. As pulsões sexuais são desviadas para objetivos sociais (estudo, desporto). Formação da consciência e do senso moral e ético (conceitos sobre o certo e errado, o bem e o mal) no final do período. É um período intermediário entre a genitalidade infantil e a adulta. Caracteriza-se pelacanalização das energias sexuais para o desenvolvimento social, através das sublimações. É o inicio da escolaridade formal ou profissionalização, em todas as culturas do mundo.










DESENVOLVIMETO PSICOSSOCIAL DE
ERICK ERICKSON
Acredita na importância da infância para o desenvolvimento da personalidade, mas, ao contrário de Freud, crê que a personalidade continua a...
tracking img