Planejamento de sistema de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 77 (19035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARMAZENAGEM , MOVIMENTAÇAO E EMBALAGEM

I - Ciclo crítico de atividades logísticas

As três atividades logísticas ( transporte, manutenção de estoques e processamento dos pedidos ) podem ser colocados em perspectiva, notando-se sua importância no que pode ser chamado de “ciclo crítico de atividades logísticas”.
O tempo requerido para um cliente receber um pedido depende do temponecessário para entregar o pedido. Como resultado final de qualquer atividade logística é prover serviços ou mercadorias quando e onde o cliente quiser, estas três atividades são centrais para cumprir a missão. Por isso são chamadas atividades primárias.

















Atividades de Apoio

Apesar dos transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principaisingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades adicionais que apoiam estas primárias. Elas são:

1. Armazenagem - Refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação de estoques, projeto de docas ou baias de atracação econfiguração do armazém.

2. Manuseio de Materiais - Está associada com a armazenagem e também apoia a manutenção de estoques. É uma atividade que diz respeito à movimentação do produto no local de estocagem - por exemplo, a transferência de mercadorias do ponto do ponto de recebimento no armazém até o local de armazenagem e deste ponto até o ponto de despacho. São problemas importantes:seleção do equipamento de movimentação, procedimentos para formação de pedidos e balanceamento da carga de trabalho.



3. Embalagem de Proteção - Um dos objetivos da logística é movimentar bens sem danifica-los além do economicamente razoável. Um bom projeto de embalagem do produto auxilia a garantir movimentação sem quebras. Além disso, dimensões adequadas de empacotamento encorajam manuseio earmazenagem eficientes.

4. Obtenção - É a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação de compras e da forma pela qual o produto é comprado. É importante para a logística , pois decisões de compra tem dimensões geográficas e temporais que afetam os custos logísticos. A obtenção nãodeve ser confundida coma função de compras. Compras inclui muitos dos detalhes de procedimentos ( por exemplo, negociação de preço e avaliação de fornecedores ), que não são especificamente relacionados com a tarefe logística; daí o uso do termo obtenção como substituto.
5. Programação do produto - Enquanto a obtenção trata do suprimento ( fluxo de entrada ) de firmas de manufatura, aprogramação de produto lida com a distribuição ( fluxo de saídas ). Refere-se primariamente às quantidades agregadas que devem ser produzidas e quando e onde devem ser fabricadas. Não diz respeito à programação detalhada da produção, executada diariamente pelos programadores da produção.

6. Manutenção da informação - Nenhuma função logística dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem asnecessárias informações de custo e desempenho. Tais informações são essenciais para o correto planejamento logístico. Manter uma base de dados com informações importantes - por exemplo, localização dos clientes, volumes de vendas, padrões de entrega e níveis de estoque - apoia a administração eficiente e efetiva das atividades primárias e de apoio.
O relacionamento das atividades de apoio comas atividades primárias pode ser representado pela figura abaixo:

[pic]





Elementos básicos da Movimentação e Armazenagem de Materiais


Os três elementos básicos , HOMEM, MÁQUINA E MATERIAL, devem atuar conjuntamente e com o máximo de sincronismo possibilitando agilidade e melhor resultado no desempenho que associa racionalização de recursos com aproveitamento de toda área...
tracking img