Desenvolvimento humano - 0 a 6 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Estudar o desenvolvimento humano implica identificar as mudanças nas características físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais de um indivíduo ao longo da vida. Entretanto, nem todas as pessoas se desenvolvem de maneira idêntica, pois existem alguns fatores que determinam um avanço ou um retardo no aparecimento destas características, tais como a hereditariedade, ocrescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio.
Apesar da amplitude deste tema, nos campos de pesquisa o desenvolvimento humano tem sido dividido em quatro aspectos básicos: aspecto cognitivo, aspecto social, aspecto emocional e aspecto motor.
Saber o desenvolvimento destes aspectos é de extrema importância para os profissionais da área da educação, principalmente aqueles que irão trabalharcom alunos da primeira infância, pois esta é a fase mais importante do desenvolvimento do indivíduo. Sabendo disso, o profissional que atuará nessa fase conseguirá adotar uma metodologia adequada para alcançar êxito em suas aulas.
Desenvolvimento cognitivo
Dentro das teorias do desenvolvimento humano, há vários estudiosos que tentam explicar o funcionamento do desenvolvimento cognitivo nainfância, dentre eles, destaca-se os estudos do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget, por sua produção contínua de pesquisas. Em seus estudos, Piaget divide as fases de desenvolvimento cognitivo em quatro períodos. São elas:
* 1º período – Sensório-motor (0 a 2 anos de idade);
* 2º período – Pré-operatório (2 a 7 anos de idade);
* 3º período – Operatório-concreto (7 a 11 anos de idade);* 4º período – Operatório-formal (11 ou 12 anos em diante).

O desenvolvimento do Pensamento Pré-Operacional (2 a 7 anos de idade)
No período pré-operacional que vai dos dois aos sete anos, a criança opera a partir de imagens mentais e da representação, iniciando uma nova etapa do desenvolvimento cognitivo. As representações tem papel fundamental nesta fase do desenvolvimento. São vários tiposde representações que começam a manifestar por volta dois anos, dentre elas, a imitação diferida, o jogo simbólico, o desenho, a imagem mental e a linguagem falada.
A seguir, serão abordadas às formas de representações mencionadas anteriormente.
Imitação Diferida
A criança por volta de dois anos começa a representar mentalmente as situações anteriormente vividas, por exemplo, quando a criançabrinca de casinha, de fazer bolinho, entre outros, está imitando situações anteriormente vividas com seus pais, irmãos e etc. Está prática é compreendida como imitação diferida, pois, está imitando objetos e eventos já distantes há algum tempo.
Através da imitação diferida a criança desenvolve a capacidade de representar mentalmente (recordar) o comportamento imitado.

Jogo Simbólico
A segundaforma de representação é o jogo simbólico. É possível observar uma criança com um cabo de vassoura e, através da invenção virar um cavalo dando-lhe todos os atributos de um cavalo e etc. Isto é um jogo simbólico, um jogo de natureza imitativa é um jogo de faz de conta.
No jogo simbólico, a criança solta à imaginação sem constrangimento através das invenções, com isto, qualquer objetorepresentará o que desejar. O jogo simbólico não é só imitação é também uma forma de auto- expressão, onde não há intenção de comunicação com outras pessoas.
O jogo simbólico muitas vezes é obscuro ao observador, pois nem sempre reconhece o que a criança está imitando ou expressando, por exemplo, uma criança deitada no chão, fingindo ser um animal dormindo, o observador pode não reconhecer a brincadeira.Para Piaget (1986, p.40), o jogo simbólico tem um valor essencialmente funcional e não é uma simples diversão. Ao imitar a fala, o comportamento e as atividades dos adultos, as crianças aprendem a ajustar-se a novas situações em seu mundo.

O Desenho
No início do período pré-operacional, a criança ao desenhar não tem a noção de representar. No entanto no decorrer do período a criança...
tracking img