Economia idh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia – IDH.

Ives Oliveira da Silva



UNESP - Guaratinguetá - SP
4 de Julho - 2012

Sumário

Índice de Desenvolvimento Humano: 3
1) Definição: 3
2) Como é calculado: 4
3) Desvantagens e problemas com o IDH: 5
4) Finalidade: 6
5) Tabelas de IDH: 7
Seguem as tabelas de IDH e suas respectivas finalidades: 7
Tabela com os 19 melhores IDHS mundiais: 7Dados referentes ao ano de 2009. 8
Tabela com IDHS estaduais do Brasil: 9
Tabela com os valores do IDH para municípios brasileiros: 10
Os 30 melhores: 10

Índice de Desenvolvimento Humano:
1) Definição:
O IDH é uma medida das condições básicas de vida de uma sociedade, com ênfase nos elementos que podem ser amplamente comparados para a maior parte dos países do mundo. O IDH não é umíndice de qualidade de vida e, sim, uma medida de condições que determinam possibilidades básicas de vida para os indivíduos, tais como saúde, conhecimento e padrão de vida. Na prática, o IDH é usado para avaliar o nível de desenvolvimento dos países, estados e localidades. Serve como meio de distribuição de recursos em programas governamentais.
Foi criado pelo Programa das Nações Unidas para oDesenvolvimento (PNUD) no ano de 1990 baseados no trabalho dos economistas Mahbub Ul Haq e Amartya Sem. É um índice que serviu como contrapartida para o uso do Produto Interno Bruto (PIB) dos países.
O IDH se utiliza de outros índices para que possa ocorrer a classificação dos países, estados ou cidades. Esses índices podem ser os Índices de Pobreza Humana (IPH) ou o índice de DesenvolvimentoCorrigido por Gênero (IDG). Esses índices constituem uma família de índices e são indicadores simples que enfocam temas pobreza e o gênero fazendo do IDH um indicie generalizado para tudo.
Logo a finalidade de se trabalhar com esses temas é a possibilidade de informar aos governos e a sociedade os temas importantes para o desenvolvimento humano. É prático gerando informações que possam ser transformadasem políticas sociais ou apropriadas por agentes sociais.

2) Como é calculado:

O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Países com IDH até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, os países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano e países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimentohumano considerado alto.
Para a avaliação da dimensão educação, o cálculo do IDH municipal considera dois indicadores com pesos diferentes. A taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade tem peso dois, e a taxa bruta de frequência à escola peso um. O primeiro indicador é o percentual de pessoas com mais de 15 anos capaz de ler e escrever um bilhete simples, considerados adultosalfabetizados. O calendário do Ministério da Educação indica que, se a criança não se atrasar na escola, ela completará esse ciclo aos 14 anos de idade, daí a medição do analfabetismo se dar a partir dos 15 anos.
O segundo indicador é resultado de uma conta simples: o somatório de pessoas, independentemente da idade, que frequentam os cursos fundamental, secundário e superior é dividido pela população nafaixa etária de 7 a 22 anos da localidade. Estão também incluídos na conta os alunos de cursos supletivos de primeiro e de segundo graus, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária. Apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo.
Para a avaliação da dimensão longevidade, o IDH municipal considera o mesmo indicador do IDH de países: a esperança devida ao nascer. Esse indicador mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida naquela localidade no ano de referência (no caso, 2000) deve viver. O indicador de longevidade sintetiza as condições de saúde e salubridade do local, uma vez que quanto mais mortes houver nas faixas etárias mais precoces, menor será a expectativa de vida.
Para a avaliação da dimensão renda, o critério usado é a...
tracking img