Desenvolvimento de novos produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de Novos Produtos

Sebenta

Mestrado em Gestão
Inovação versus Invenção
Invenção: que ainda não existe no mercado, é realmente novo, mas que por detrás dela não tem presente uma necessidade do cliente/consumidor. As invenções surgem de pessoas que têm enorme capacidade de inovação, mas a sua preocupação não é a de vender num mercado. Portanto esta não depende directamente domercado, e não tem necessariamente uma intenção de comercialização ou de resolução de uma necessidade, problema concreto ou desejo.

Inovação: criada com o intuito de satisfazer uma necessidade, uma necessidade de um cliente. Esta tem por trás uma organização, e a intenção é a de ser comercializada. Portanto esta depende do meio envolvente à organização, e tem por objectivo a comercialização(satisfazer as necessidades e desejos e de ser competitiva).

Um erro comum nesse processo é a confusão existente entre inovação e invenção, o que acaba gerando expectativas equivocadas que levam a decisões erradas, fazendo com que a inovação desejada acabe por não acontecer. São duas atividades distintas que precisam assim ser entendidas.
Inovação é a ação de criar "algo novo a partir do que jáexiste". Esta definição conceitual arbitrária ajuda a evitar um dos equívocos mais comuns, pois muitas vezes o briefing para a busca da inovação vem precedido de requisições do tipo "queremos algo realmente novo, inédito, que não existe no mercado". Um briefing assim indica que quem o formulou está, na verdade, em busca de invenção, esta sim a ação de criar "algo novo a partir do que nãoexiste".Ocorre que para uma invenção são necessários recursos profissionais e metodológicos diferentes dos necessários para a inovação. A invenção tem de estar fora da operação. Ela é produzida por cientistas, gênios, inventores, e em laboratórios, exigindo tempo e investimentos de vulto. A invenção precisa ser "inventada", enquanto a inovação precisa ser "encontrada", uma vez que  deve partir de algo quejá existe. O programa de inovação, portanto, deve partir do mapeamento detalhado das fontes geradoras de inovação, deve prover seu monitoramento e, principalmente, deve ser capaz de implantar as idéias e novidades encontradas bem antes da concorrência.

Inovação:
* Radical – rompe-se completamente com o paradigma que existia no passado.
* Incremental – são realizados alguns ajustes abens tangíveis ou quanto à forma de executar um dado serviço, mas quer o bem ou o serviço possuem a mesma designação que tinham no passado.

INOVAÇÃO RADICAL:
Possui novas características de desempenho a nível mundial;
Causa impacto em termos de melhoria de desempenho superior em 10 vezes ou mais;
Altera a base concorrencial do mercado, não raras vezes gerando um novo mercado.
A inovaçãoradical está concentrada em novas tecnologias, em novos modelos do negócio e em negócios da descoberta. A isto chamamos às vezes: "Technology Push Innovation” ou seja: “inovação por impulso da tecnologia”;

INOVAÇÃO INCREMENTAL:
A inovação incremental procura melhorar os sistemas que já existem, tornando-os mais baratos, melhores, mais rápidos. A isto chamamos às vezes:“Market Pull Innovation” ouseja: “Inovação por tracção do mercado”

A inovação radical tem necessidade de envolver o mercado, a organização faz um corte com o passado, e explica a esse mercado a nova lógica do porquê ser pertinente para esse mercado tal novo bem ou serviço. Aqui a organização tem de perceber bem a quem se dirigir preferencialmente, quem são os seus potenciais clientes e grupos que estão mais dispostos aaceitar inovações radicais como por exemplo telemóveis ou máquinas digitais.

Ao referirmos as inovações incrementais, nestas há pequenas melhorias, basta pensar no caso das várias funcionalidades dos telemóveis, ou caso de um re-styling de um automóvel, ou de actualizações de software, estas são todas inovações de cariz incremental. Por vezes, por detrás destas inovações temos a gestão pela...
tracking img