Desenvolvimento de novos produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO



DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS






















BELO HORIZONTE
2013

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS (DNP)
Entende-se como DNP toda ação ou processo total de estratégia, geração de conceito, avaliação do plano de produto e de marketing e comercialização destinado à implementação de uma novaoferta (CRAWFORD, 1997). Dentro da definição de novos produtos, Crawford (1997) apresenta cinco categorias de novos produtos, que podem ser classificadas da seguinte forma:
• Produtos novos para o mundo: produtos que são invenções;
• Entrada em novas categorias: envolve produtos que levam uma empresa a entrar em uma nova categoria para si, mas não em novos produtos para o mundo;
• Adições nalinha de produtos: constituem produtos que são extensões de linha, as quais complementam o atual portfólio de produtos da empresa;
• Melhoria de produtos: são produtos atuais da empresa, fabricados de uma melhor forma ou com aperfeiçoamentos (incrementalismo); e
• Reposicionamento: caracteriza-se por produtos dirigidos para um novo uso ou aplicação.
Por meio da classificação de Crawford (1997),verificou-se que o conceito de novos produtos representa, fundamentalmente, uma nova oferta para a comercialização de uma empresa.
O Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) tem adquirido crescente importância nas empresas devido à acirrada concorrência e as demandas dos consumidores no mercado, que têm forçado a elevação dos padrões de excelência nos níveis de qualidade, preço e prazo dedesenvolvimento, compatíveis às melhores práticas, que são internacionalizadas.
Porém, o desenvolvimento de produtos é um processo complexo e de natureza
multidisciplinar, que exige uma estreita relação entre a administração da empresa, a equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e os setores de marketing, produção, compras, controle de qualidade e vendas, consumidores e fornecedores, para se obter osucesso desejado.



ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS:

A) GERAÇÃO DE IDÉIAS - Há múltiplas formas de gerar idéias de um novo produto, mas a mais eficiente é aquela que busca orientação no mercado e, ao mesmo tempo, verifica suas habilidades e recursos. É fundamental para a geração de uma idéia “pés na empresa e olhos no mundo”, além de um clima organizacional que possibilite opensamento criativo.

B) SELEÇÃO DE IDÉIAS - As idéias necessitam ser examinadas cuidadosamente, devendo-se manter uma sinergia com a análise estratégica, com a capacidade da empresa e com as condições de competir no mercado com o produto existente ou com o mix de produtos a serem oferecidos.
Algumas questões que Crawford (1997) apresenta para selecionar uma oportunidade ou idéia de um novo produtosão as seguintes:
− Nossos produtos resolvem os problemas dos clientes?
− Qual a facilidade para explicar e demonstrar o novo produto?
− Qual o estágio de ciclo de vida do produto?
− Já existe uma tecnologia semelhante no mercado?
− Este mercado é livre para a entrada de concorrência?
− Nós temos um canal de negócio que auxilia a desenvolver esta oportunidade?
− Esta oportunidade de mercadomovimenta controvérsia na firma?
− É uma tecnologia única?
Dependendo da complexidade do novo produto, cada empresa deve elaborar suas questões-chave para selecionar ou não uma possível oportunidade.

C) DESENVOLVIMENTO DE TESTES DE CONCEITOS - O tipo e conteúdo da imagem ou conceito representam um importante papel no processo de design de um novo produto (DAHL e CHATTOPADHYAY, 1999). Oconceito de um produto está ligado à idéia de como os consumidores percebem genericamente o produto. Segundo Lambin (2000), é um conjunto de características ou atributos e representa a promessa que o produto apresenta para um grupo de usuários. O conceito fornece a regra geral da ação e por ele definem-se as posições que o produto vem a ocupar no mercado. Um conceito possibilita que o produto possa...
tracking img