Desenvolvimento de novos produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

FERNANDO OLIVEIRA
JULIANA AUGUSTO VISNADI
TIAGO AMORIM








PESQUISA METODOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS














São Bernardo do Campo
2009
FERNANDO OLIVEIRA 12107374-6
JULIANA AUGUSTO VISNADI 12107099-9
TIAGO AMORIM 12107535-2






DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOSSão Bernardo do Campo
2009























A verdadeira idade de uma empresa está na juventude de seus produtos.
Robert Leduc

SUMÁRIO


SUMÁRIO 4

1.INTRODUÇÃO 5

2. PROBLEMA DE PESQUISA 6

3. HIPÓTESES 6

4. OBJETIVO GERAL 6

5. JUSTIFICATIVAS 6

6. REFERENCIAL TEÓRICO 7

7. METODOLOGIA 15

8. CONCLUSÃO 15

9.LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO 16











INTRODUÇÃO


Nos dia de hoje, a competitividade no cenário econômico exige das empresas maior agilidade em processos de negócios que garantam a oferta de produtos ou serviços a preços reduzidos e alta qualidade. Neste contexto, o Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) contribui para a constante evolução do mercado e, portanto a manutenção desteprocesso torna-se necessária para o crescimento de uma organização tendo em vista a velocidade das transformações no ambiente atual.

Os autores sugerem a utilização de um modelo de gestão do DNP que, dentre outros aspectos, destaca a necessidade de melhoria contínua das capacidades e infra estrutura da empresa: pessoas e suas habilidades, estrutura organizacional, processos, estratégias,ferramentas de divulgação, entre outros.

Sendo assim, este trabalho explora o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, o qual é reconhecido como fonte de ganhos competitivos. Através de sua sistematização, uma eficiente gestão de idéias, um Departamento de P&D estruturado e estratégias de Marketing, as empresas reduzem custos, aumentam a qualidade de seus produtos, diminuem o tempo dedesenvolvimento e conquistam a confiança do consumidor em sua marca.
Estudar-se-á todas as etapas necessárias ao Desenvolvimento de novos produtos, desde a gestão de novas idéias e identificação de demanda no mercado até organização do processo de desenvolvimento e testes, junto das efetivas práticas de marketing.

É apresentado um estudo de caso com o qual foram analisadas as empresas Diageo do Brasile Unilever do Brasil. As duas empresas têm produtos com décadas de sucesso e liderança, mas ao mesmo tempo têm ciência da importância de se atualizar e apresentar produtos diferenciados para o consumidor, a fim de ganhar a sua preferência nos concorridos mercados em que atua.

2. PROBLEMA DE PESQUISA


Quais são as atividades essenciais do Desenvolvimento de Novos Produtos para que a empresaalcance os objetivos do projeto do novo produto de seu portfólio?


3. HIPÓTESES


Para a eficiente execução do Desenvolvimento de Novos produtos, oferecemos como proposta a observação das seguintes etapas:

1) Gestão de Idéias; organização da criatividade dentro da empresa.
2) Estudo do ciclo de vida de produtos; acompanhamento das fases do produto ao longo desde seu lançamento aodeclínio de vendas.
3) Pesquisa de Mercado; obtenção de necessidades de desejos do mercado-alvo.
4) Desenvolvimento; produção de protótipos e testes.
5) Viabilidade do Projeto; alocação de recursos da empresa para iniciar a produção em linha.
6) Definição do Mix de Marketing; os 4 Ps que definem o DNP – Produto, Preço, Praça, Promoção.


4. OBJETIVO GERAL


Estruturar a cadeia de gestão deDesenvolvimento de Novos Produtos (DNP) para que facilite a elaboração do projeto levando em conta a viabilidade técnica e estudos do mercado.


5. JUSTIFICATIVAS


Nos últimos anos, tornou-se claro que o desenvolvimento rápido de novos produtos é essencial para competir neste ambiente de negócios global tumultuado. Por isso se faz necessário que as empresas do ocidente, sobretudo da América...
tracking img