Desenvolvimento cognitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento cognitivo do recém-nascido
O desenvolvimento cognitivo está associado à aquisição de conhecimento em seu sentido mais amplo. Isto inclui o desenvolvimento da memória, percepção e julgamento, além do acúmulo de fatos. Continue lendo para ver uma explicação sobre o desenvolvimento cognitivo de um bebê, incluindo o debate natureza x criação e uma explicação do chamadodesenvolvimento normal.
| |


O desenvolvimento cognitivo do seu bebê

No século XVII, o filósofo Inglês John Locke descreveu a mente infantil como uma tabula rasa, ou papel em branco, pronta para ser preenchida. Duzentos anos depois, William James disse que a criança é tão abruptamente "atacada pelos olhos, ouvidos, nariz, pele e entranhas de uma só vez" que acaba enxergando seu ambiente como "uma grandee barulhenta confusão". Mesmo em 1964, um livro médico afirmava não apenas que o recém-nascido comum era incapaz de fixar seu olhar ou responder a sons, mas também que a "consciência, como nós a conhecemos, provavelmente não existe no bebê".
Mas agora sabemos mais do que isso. Nos últimos 15 anos, o número de estudos sobre a cognição infantil aumentou de maneira enorme. Há muitas discussõessobre várias descobertas, mas os pesquisadores definitivamente concordam que o recém-nascido não vem ao mundo como um receptáculo passivo, e sim como um participante pronto e ansioso para interagir com o ambiente. Por exemplo, embora se considere que o recém-nascido tenha uma visão extremamente pobre em comparação com um adulto, ele é capaz de distinguir entre o claro e o escuro e focar objetos a umadistância de 20 a 30 centímetros. Seus intelectos estão funcionando, e muito bem diga-se de passagem, muito antes de poderem falar. Eles percebem muitas coisas e têm preferências também.

Desde o começo, o seu bebê tem uma posição de dormir favorita. Quando completa oito semanas, ele é capaz de diferenciar formas, preferir rostos a objetos inanimados e enxergar cores, reagindo de maneiraparticularmente forte às cores primárias brilhantes vermelho e azul. Ele pode distinguir o gosto doce da água açucarada e prefere o cheiro de banana ao de camarão. Eles preferem sons berrantes e, após algumas semanas, já reconhecem e reagem à voz de sua mãe. Resumindo, os sentidos participam no processo de desenvolvimento desde o momento em que ele nasce. Como um professor de psicologia da Universidadede Yale, que estuda os bebês há mais de 40 anos, afirmou sobre a maneira prazerosa de um recém-nascido enxergar a vida, "ele está comendo o mundo"!

Genética e ambiente

Assim como os adultos, os bebês são muito diferentes em suas capacidades e uma parte dessa variação está ligada a diferenças herdadas. Na verdade, há pouco tempo os geneticistas presumiram que, além de controlar a cor da pele,olhos e cabelos, os genes também podem controlar o comportamento sob certas condições ambientais. Porém, independentemente da herança genética de um bebê, o ambiente deve suprir calor e nutrição, tanto emocional como física, para que ele possa atingir todo o seu potencial de desenvolvimento.
Existe um grande debate sobre até que ponto a inteligência é herdada. Parece claro que não nascemos com umnível pré-definido de inteligência e que muitos fatores ambientais podem afetar o nível da inteligência de uma criança durante o seu desenvolvimento. Hoje, alguns psicólogos cognitivos acreditam que embora os limites externos da inteligência possam ser fixados no nascimento, o ambiente em que uma criança vive pode fazer uma diferença de até 40 pontos no seu QI (quociente de inteligência, o númeroque indica o nível da inteligência de uma pessoa e é avaliado em testes especiais). Este valor é espantoso se considerarmos que é a mesma distância entre o limite de retardamento mental (80 pontos de QI) e o valor médio de um formando da faculdade (120 pontos). Outros psicólogos que conduziram estudos clássicos de gêmeos idênticos separados no nascimento foram mais conservadores, dizendo que o...
tracking img