Desenvolvendo conceitos geometricos no ensino fundamental através do lúdico e do cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVENDO CONCEITOS GEOMETRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO LÚDICO E DO COTIDIANO

Prof. Caroline Mendes dos Passos - Orientadora
Universidade Federal de Viçosa
Roberta de Amorim Ferreira – Bolsista PIBEX
Universidade Federal de Viçosa


Resumo: A Geometria é uma importante área de conhecimento da matemática, que possui interseções com outras áreas, como a física e a engenharia.No entanto, ela vem sendo deixada em segundo plano no ensino público. Diante disso, e sabendo que ela contribui para a construção do conhecimento matemático ao longo do processo da escolarização, existem projetos na Universidade Federal de Viçosa que abordam tópicos de Geometria para o ensino Fundamental. O projeto em questão tem como principal objetivo abordar esse tema de forma motivadora,lúdica e dinâmica, com materiais alternativos e do cotidiano. Atualmente, atendemos duas escolas públicas da Cidade de Viçosa-MG, contabilizando cerca de 600 alunos, distribuídos entre 6 e 9 anos. Sobre a metodologia de trabalho, são realizadas reuniões com a equipe, e visitas semanais às escolas para desenvolver as sessões de monitoria de geometria. Nas reuniões, os monitores recebem os roteiros dasatividades que irão desenvolver nas sessões de monitoria a serem realizadas com os alunos. Nessas sessões, além do tópico geométrico que será exposto aos alunos, constam também exercícios e sugestões de atividades a serem feitas, com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno.


Palavras-chave: Matemática, Geometria; Ensino Fundamental; Cotidiano.

INTRODUÇÃO

Neste texto, abordamosum pouco a história da geometria, destacando o fracasso do movimento conhecido como “Matemática Moderna” em nosso país. As consequencias deste movimento resultaram no abandono do ensino de Geometria nos diferentes níveis educacionais. Em seguida, são apresentados os propósitos de um projeto de Extensão da Universidade Federal de Viçosa que, levando em consideração as dificuldades dos alunos emGeometria, tendo como principal objetivo motivar os alunos do ensino fundamental a estudar este conteúdo. Neste item também foram abordadas a metodologia de trabalho do projeto e as metas para este ano de 2010.
Antes de explicitarmos as considerações finais, apresentamos um relato detalhado das atividades desenvolvidas, bem como os materiais utilizados para sua execução, com ilustrações efotos.
Par concluir o texto, destacamos que o projeto, principalmente devido ao aspecto lúdico e a aproximação com o cotidiano, faz com que os alunos se interessem mais pela geometria, tornando-se aptos a relacionar conceitos geométricos com o cotidiano facilmente.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA GEOMETRIA
Para os antigos egípcios e mesopotâmicos a Matemática era uma coleção de regras queserviam basicamente para resolver certos problemas práticos. A Geometria, por exemplo, que é uma das grandes áreas da Matemática, teria sido criada segundo o historiador grego Heródoto, em função das constantes enchentes do rio Nilo, por volta de 500 a.C. A cada inundação, provocada por essas enchentes, fazia-se necessária uma redistribuição dos terrenos para que cada agricultor mantivesse a mesmaárea de cultivo. A Geometria, essencialmente, estabelecia regras que auxiliavam na medição de terras, o que parece justificar bem a formação da palavra geometria (geo = terra, metria = medida). Nas medições, o uso dos números atendia aos aspectos práticos segundo um conjunto de regras (um "livro de receitas"), que eram dominadas por alguns profissionais (comerciantes, agrimensores etc), mostrando umbaixo conhecimento com relação aos conceitos numéricos.
Por outro lado, os gregos antigos davam grande ênfase à Geometria. Um exemplo disso consiste na perspectiva geométrica pela qual eram considerados os números, ou seja, estes eram associados às medidas de segmentos. Foi com os gregos, a partir do livro Os Elementos, de Euclides de Alexandria (cerca de 300 a.C), que a Matemática...
tracking img