Competencias profissionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Competências Profissionais

Chaiane Maximiano RA: 223205
Talita Pereira da Rosa RA: 240711
Tatiane Flor Jung RA: 231467


Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação doprofessor-tutor à distância Ana Paula Barramansa.





Criciúma, 16 de novembro
2012


Introdução
Neste trabalho iremos elaborar um projeto de ensino aprendizagem em matemática baseado em Educação Lúdica. Tentar entender a importância do elemento lúdico no processo deaprendizagem dos alunos, exaltar a importância do professor nesta prática, assim como a gestão da escola, preocupada em organizar as classes com a visão do melhoramento das turmas, inserindo jogos e também brinquedos nas aulas.
A ludicidade é um tema que tem conquistado espaço no cenário nacional, e vem pegando campo principalmente no ensino fundamental, deixando um trabalho pedagógico quepode oportunizar a produção do conhecimento.
Com base nestes conceitos, o presente trabalho, buscará avaliar as contribuições oferecidas pelo lúdico em especifico no contexto da matemática como pratica pedagógica no método de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
Neste significado, ressaltamos aspectos relacionados à seriedade do lúdico para o desenvolvimento doprocesso ensino-aprendizagem, a partir de um arrolamento feito das causas mais frequentes das dificuldades achadas no processo de ensino-aprendizagem, tanto da parte dos alunos como dos educadores. Logo após, foi alcançada algumas comparações entre as praticas pedagógicas com o contexto escolar.
A Matemática sempre apresentou sua importância na sociedade e a mesma desfruta de status elevado emrelações a outras disciplinas, e isso trás como consequência a cultura de preconceitos. A própria sociedade pensa que a Matemática é voltada as pessoas mais inteligentes e também que essa forma de conhecimento é exclusivamente por grupos sociais ou uma sociedade mais desenvolvida e reservada.
Problemas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental tem sido motivo depreocupação dos docentes e dos próprios alunos, em função dessa problemática buscou-se estudar esta questões pelo meio de um estudo de caso caracterizada por uma pesquisa descritiva quantitativa da ciência da Matemática para averiguar os problemas norteadores das dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no ensino fundamental.
Em função da temática a ser avaliada, procura-se analisarcriteriosamente as causas e consequências dos problemas existentes nas salas de aula entre educadores e alunos, muitas vezes causados pela falta de relação dos grupos e pelas carências de boas relações com os educadores no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
Identificar as principais causas das dificuldades nesse processo, identificar os fatores que afetam a aprendizagem da Matemática,avaliar as estratégias pedagógicas adotadas pelos tutores de Matemática, sugerir soluções viáveis para resolver o problema da aprendizagem dos alunos na escola.
Pelo motivo dos resultados que se vê recentemente nas aulas de Matemática faz-se imprescindível repensar as práticas dos professores em virtude do alto índice de reprovação que ainda ocorre nessa disciplina. Apesar da existência de umprojeto político pedagógico e um regimento escolar nessa escola, a qual prima pelos aspectos qualitativo e o quantitativo a Matemática ainda é prioritária no método pedagógico.
Perante este cenário o problema assim surge, professores de Matemática imperiais, muitos despreparados e, especialmente apresentam um difícil gênio nas relações interpessoais com os alunos as quais atrapalham o processo de...
tracking img