Desenho organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO ORGANIZACIONAL

O desenho organizacional - o retrato da estrutura da organização – define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias à dinâmica organizacional.
Assim, o desenho organizacional, define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados.

O Retrato Organizacional procura atender a quatrorequisitos fundamentais:

1-Como estrutura básica: divisão do trabalho organizacional e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrada e satisfatoriamente.

Novas formatações organizacionais

A organização funcional está sendo paulatinamente substituída por uma organização baseada em equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresariais. O resultado tem sido oachatamento da pirâmide organizacional (downsizing) com redução de níveis hierárquicos intermediários para aproximar a base do topo da organização, ao mesmo tempo que substitui os departamentos definitivos por equipes autônomas e transitórias, como também a atribuição das atividades-meio para terceiros (terceirização) a fim de se concentrar no núcleo essencial (core business), ou seja, nasatividades essenciais para o cumprimento da missão organizacional.

2-Como mecanismo de operação: Indica aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e regulamentos internos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho etc.

3-Como mecanismo de decisão: estabelece o processo de tomadade decisão para encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada um dos órgãos e unidades que a compõem. Corresponde à distribuição do poder e a hierarquia da autonomia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.

Descentralização das decisões

Cada funcionário torna-se mais do que um simples executor da sua atividade: passa atrabalhar como se fosse o gerente de seus negocio, assumindo as informações necessárias e tomando as decisões no sentido de resolver o problema do cliente, seja ele interno ou externo.

4-Como mecanismo de coordenação entre as partes: define como a organização deve harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do trabalho organizacional. É um meio de aglutinar (reunir) e juntaras diversas partes da organização para obter integração e sinergia como um todo.

Foco mais no cliente do que na coordenação interna

Desenho organizacional esta deixando de construir o esquema impositivo de amarração das pessoas e de padronização do seu comportamento para se tornar um esquema amigável de suporte e apoio para as pessoas poderem se relacionar melhor, processar a informação,tomar decisões a respeito de seu trabalho, desenvolver intelectualmente suas atividades, compartilhar experiências com sua equipe, melhorar o processo de trabalho, focalizar o cliente interno ou externo, alcançar metas e resultados fixados consensualmente em conjunto com seus superiores e participar nos resultados e metas alcançados ou ultrapassados.

AS CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DO DESENHOORGANIZACIONAL

Diferenciação, formalização, centralização e integração. Elas interagem entre si e são interdependentes.

1) DIFERENCIAÇÃO

Refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas (horizontal) e em camadas de níveis hierárquicos (vertical). A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:

1-Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões peladepartamentalização.

2-Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.

Quanto maior a complexidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto maior a diversidade das tarefas executadas internamente, tanto maior deverá ser a diferenciação dentro da organização.

ABORDAGEM SISTÊMICA

A tendência moderna está mais para a integração do...
tracking img