Comte - trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA
Credenciada pela Portaria nº 1.299 de 26 de agosto de 1999, publicada no D.O.U em 27/08/1999

AUGUSTE COMTE

RESUMO

Foi um filósofo francês, nascido em Montpellier em 1798. Começou sua carreira ensinando matemática, depois tornou- se secretário de Saint-Simon. Nesta época, começou a escrever o livro Curso de filosofia Positiva, que seria uma filosofiadas ciências. De um lado, procede a uma classificação das ciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três estados, que caracterizam períodos da história humana.
Em 1848 Auguste Comte criou uma "Sociedade Positivista", que angariou grande número de seguidores. Entre 1851 e 1854, publicou os volumes do "Sistema de política positivista", cujas ideias viriam fundamentar váriascorrentes de pensamento político, em vários países. Filósofo e autoproclamado líder religioso deu à ciência da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática.

A partir de 1846 toda a sua vida e obra passaram a ter um sentido religioso. Desligou-se do magistério, dedicando-se mais às questões espirituais. deixou de ser católico e fundou a Religião da Humanidade. Parapropagar sua nova religião, manteve correspondência com monarcas, políticos e intelectuais de toda parte, tentando pôr em prática suas idéias de reformador social.

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aprender mais sobre o positivismo de Auguste Comte para que possamos assimilar a importância da primeira linha mestra da sociologia, Comte pretendeu realizar por meio da ciência umareforma social, ele se preocupou em elaborar um sistema de valores que se adaptasse com a

realidade vivida na época que era a valorização do ser humano.

Comte acreditava que a sociologia era a única ciência capaz de reformar a sociedade, pois era a ciência positiva dos fatos reais, ele rejeita a explicação dos fenômenos naturais e sociais decorra de um só principio, pesquisa suas leis vista comosemelhança firme e contemplativa entre os fenômenos observáveis adotava os critérios históricos e metódicos.

O positivismo de Comte busca ver para prever, a fim de conhecer a realidade, para que possa saber o que acontecera apartir de nossas ações, para que o ser humano possa aperfeiçoar a sua realidade, ele desde cedo revelou uma grande capacidade intelectual e uma mente extraordinária.

Etambém demonstrar porque o positivismo no Brasil se difundiu tanto em uma perspectiva sócio-histórica, é interessante ressaltar que o positivismo no Brasil teve que se ajustar ao solo brasileiro para ingressar com toda a força doutrinaria.

2.POSITIVISMO
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistassomente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

2.1DESENVOLVIMENTO

Positivismo de Auguste Comte foi àprimeira linha mestra consolidada, Comte queria uma reforma social por meio da ciência, para ele a sociologia deveria
aplicar os mesmos métodos usados na química e na física que sugere a observação cientifica da realidade e rejeita o conhecimento metafísico limitando-se ao conhecimento positivo porque acreditava que só através das obras produzidas pelo homem é que se conheceria o espírito humano.FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA
Credenciada pela Portaria nº 1.299 de 26 de agosto de 1999, publicada no D.O.U em 27/08/1999

O positivismo veste e assume um novo nome e se ordena uma síntese ampla por ser uma nova forma do empirismo, se retém naquilo que não ultrapassa a superfície, reduz o conhecimento humano ao conhecimento sensível, da metafísica a ciência, e do espírito a natureza com...
tracking img