Desenho organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenho organizacional
O desenho organizacional é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos, ele aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para que a empresa funcione e gere resultados. O desenho organizacional envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial será dividida e atribuída entre departamentos,divisões, unidades, equipes e cargos.

Os requisitos do Desenho organizacional
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. Ele contribui de quatro maneiras diferentes para a organização tais como:
1. Como estrutura básica – Ela define como será a tarefa da empresa(pela especialização vertical – também chamada de hierarquia – e pela especialização horizontal – chamada departamentalização), bem como o formato organizacional mais adequado ao negócio da empresa.

• Novas formatações organizacionais – as funções organizacionais estão perdendo gradativamente sua importância como estrutura básica, tendo em vista que o foco principal se desloca para a formaçãode equipes e para os processos organizacionais focando o cliente. Por isso vigora uma nova organização com equipes multifuncionais dedicadas aos processos empresariais. Esse resultado tem sido o achatamento da pirâmide organizacional chamamos de downsizing, com redução dos níveis hierárquicos intermediários para aproximar a base do topo da organização, ao mesmo tempo substitui os departamentosdivididos por equipes autônomas e transitórias, como a atribuição das atividades de terceirização a fim de se concentrar no núcleo ‘core business’, nas atividades principais para o cumprimento da missão organizacional.

2. Como mecanismo de operação – Direcionam os integrantes da empresa o que devem ou não fazer, por meio dos cargos, rotinas e procedimentos de trabalho, normas e regulamentosinternos, padrões de desempenho, sistemas de avaliação de desempenho. Dessa maneira se define os aspectos dinâmicos da organização, e é retratado nos manuais de procedimentos e rotinas.

• Ênfase nas metas e nos resultados – as rotinas e os procedimentos estão gradativamente perdendo sua importância como mecanismo de operação, em virtude da focalização na missão organizacional e nas metas e resultadosa serem alcançada, consequência da introdução da reengenharia e de tipos de programas de mudanças organizacionais. A remuneração está pela forte tendência de transformar as pessoas em empreendedores dentro da organização e que vestem a camisa da empresa e se dedicam de corpo e alma, como donos do negócio.

3. Como mecanismo de decisão – estabelece o processo de tomada de decisão para aconcordância nas decisões tomadas entre os objetivos que globaliza os objetivos de cada órgão e unidade que a compõe. Define o mecanismo da decisão o poder na tomada de decisões na organização e autoridade decorrente dele, que corresponde à hierarquia da autoridade para tomar decisões dentro da organização.

• Descentralização das decisões – a descentralização da autoridade no deslocamento do processodecisório para o ponto do foco do trabalho é realizado. O funcionário torna-se mais que um executor de atividades e passa a operar como se fosse um gestor do seu negócio, assumindo e tomando as decisões no sentido de sanar problemas de cliente, seja interno ou externo. Não olhando para cima em direção ao chefe e sim para o lado na direção de seu colega.

4. Como mecanismo de coordenação entre aspartes – define como a organização deve harmonizar e integrar dando mais consistência ao conjunto de seus departamentos em função da divisão do trabalho organizacional. O mecanismo de coordenação é um meio de aglutinar e juntar as partes da organização para a obtenção e integração agindo como um todo.

• Foco mais no cliente do que na coordenação interna – a união faz a força e melhora os...
tracking img