Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Bauru
Curso de Serviço Social

Danielen Moraes Guedes
Iara Nunes
Gislaine Braz

O DESEMPREGO

Bauru – 2011
Centro Universitário de Bauru
Curso de Serviço Social

Danielen – RA:
Iara – RA:
Gislaine Braz – RA:

O DESEMPREGO

Trabalho apresentado na disciplina de da Profª LILIA.

Bauru – 2011

Introdução

O presente trabalho aborda a questão dodesemprego. Apresenta, primeiramente, o conceito de emprego e desemprego, os tipos de desempregos e, a seguir, algumas das causas, consequências e possíveis soluções para o mesmo. Mostra ainda algumas dificuldades encontradas para a elaboração e implementação de políticas visando à minimização do problema do desemprego; dentre elas, a questão política, a questão metodológica de contabilização dodesemprego, a ideologia neoliberal prevalecente na atualidade, bem como a incompetência e o descaso dos setores, tanto público quanto privado, em relação ao desemprego.

Conceitos de Emprego e Desemprego:

Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Por desemprego se entende a condição ou situação daspessoas incluídas na faixa das "idades ativas" (em geral entre 14 e 65 anos), que estejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de atividade econômica.

Tipos de Desemprego

a) O Desemprego Estrutural ou Tecnológico
Aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas pelo crescimento econômico. Aqueletrabalho executado por dezenas de trabalhadores agora só necessita de um operador, ou melhor, dezenas de empregos transformaram-se em apenas um. É claro que se a economia estiver aquecida será mais fácil para estes trabalhadores encontrarem outros postos de trabalho.
É comum associar o desemprego estrutural ao setor industrial. Este setor deixa mais evidente a perda de postos de trabalho paramáquinas ou novos processos de produção, porém isto ocorre também na agricultura e no setor de prestação de serviços. Em muitos lugares, inclusive no Brasil, culpou-se a tecnologia (que estaria roubando empregos e condenando os trabalhadores à indigência). Não há dúvida de que a tecnologia participa do processo, mas é um equívoco condená-la como a vilã do desemprego estrutural.
b) O DesempregoConjuntural ou Cíclico
Este tipo vem de um termo usado em economia, que é baseado em uma maior disponibilidade de trabalhadores sem ocupação a exercer. É diretamente vinculado ao estado da economia. Baixa demanda de produtos devido à falta de confiança dos consumidores, desinteresse ou a redução no resultado de gastos do consumidor no mercado de trabalho cortando a produção. Como a produção éreduzida, as empresas de varejo que esses produtos também podem reduzir a força de trabalho, criando ainda mais desemprego conjuntural. Ou seja ele ocorre devido as crises econômicas vividas pelos países.
c) Desemprego Sazonal
Ocorre em função das variações no ritmo e na frequência da atividade econômica em épocas típicas do ano. Nas áreas rurais, é uma situação bastante característica: durante operíodo de colheita, o emprego se expande, para se contrair em seguida. No meio urbano, o emprego no comércio durante o período das festas de final de ano é outro exemplo. Ninguém considera que a queda desse tipo de emprego em janeiro represente uma “crise de desemprego”, porque é um fato sazonal que se repete todos os anos.
d) Desemprego Ficcional ou Natural
É aquele que ocorre na transição de umtipo de emprego para outro. Pessoas que perderam o emprego não encontram sempre outro no momento imediatamente seguinte; há uma “fricção”, uma dificuldade de adaptação e de informação até ocorrer a recolocação. Imperfeições na informação sobre as vagas existentes, dificuldades no deslocamento da força de trabalho (os economistas referem-se à “mobilidade imperfeita da mão-de-obra”) e fatores...
tracking img