Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPREGO

INTRODUÇÃO
O desemprego tem afligido milhões de pessoas em todo o Brasil. O Desemprego e a inflação são os dois problemas mais graves que as economias ocidentais devem enfrentar.
O Desemprego, devido a suas conseqüências sociais e seus efeitos que podem incidir sobre grupos sociais muito definidos (jovens sem experiência de trabalho, mulheres e pessoas de 45 anos), é especialmentegrave, e a maioria dos governos deve dedicar grandes quantidades de dinheiro para remediar suas conseqüências.
No entanto, essa pesquisa vem demonstrar a afirmativa: “No âmbito nacional, a taxa de desemprego caiu e o rendimento médio real subiu”.
Mesmo antes de explicar essa afirmativa, devemos ter idéia o que é desemprego e rendimento médio real.

Desemprego
CONCEITO:
• A suspensãoforçada de trabalho dos operários ou dos assalariados, por não encontrarem ocupação, ou por terem sido despedidos da empresa em que trabalhavam (Medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego).
• Não é algo provocado pelo indivíduo, é uma situação em que o mesmo encontra-se contra a sua vontade.
Tipos de Desemprego
• Desemprego Sazonal: Surgesistematicamente por variações em determinadas épocas do ano.
• Desemprego Cíclico: Está ligado à alterações de ritmo de atividade econômica, durante as flutuações da economia. Durante as recessões a taxa de desemprego aumenta e nas fases de recuperação e expansão ela diminui.
• Desemprego Friccional: Originado pela saída de seus empregos de alguns trabalhadores que procuram outros melhores, porquealgumas empresas estão atravessando uma crise, ou porque os novos membros da força de trabalho levam tempo procurando emprego.
• Desemprego Estrutural: Deve-se a desajustes entre a qualificação ou localização da força de trabalho e à qualificação ou localização requerida pelo empregador.

Causas do desemprego
Estrutural: Decorrente das modificações tecnológicas (mão-de-obra desqualificada)que estão ocorrendo nos ambientes empresariais e ao mesmo tempo das modificações gerenciais (redução de custos na base da diminuição de empregados); As causas estruturais derivam do avanço tecnológico. As novas tecnologias são poupadoras de mão-de-obra. Um bom exemplo disso são os metalúrgicos demitidos das indústrias automobilísticas do ABC, substituídos por robôs que fazem o trabalho de vinte outrinta homens. O ABC é uma região altamente industrializada de São Paulo, formada pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Foi o local escolhido pelas primeiras montadoras que se instalaram no Brasil em fins da década de 1950.
Conjuntural: Decorrente da política econômica do Governo de elevadíssimas taxas de juros, que estão gerando uma enorme queda no nível deatividade econômica, ou seja, essas causas residem em fatores econômicos.
Os últimos Planos Econômicos se utilizaram de técnicas extremamente recessivas no combate a inflação, o que ocasionou um número maior de desempregados (Política Econômica Recessiva). Resultado: uma conjuntura econômica recessiva que inibe os investimentos através de juros elevados, entre outros fatores, que acabaramdesestimulando, também, o consumo.
Não podemos deixar de citar uma terceira causa, além da estrutural e da conjuntural, trata-se da globalização.
Globalização: A integração mundial também contribui para a elevação do desemprego. A abertura da economia ao capital externo leva as empresas nacionais a diminuir custos – o que inclui demissões – para sobreviver à concorrência. A liberalização incentiva amigração de fábricas para regiões onde a mão-de-obra é mais barata, o que vem extinguindo postos de trabalho em países ricos. 
Resumindo-se: o desemprego é originário do avanço tecnológico, da redução de custos a qualquer preço e de uma política econômica descompromissada com o social.

Conseqüências sociais do desemprego
São elas: subemprego, bicos (trabalhos temporários de subsistência) tais...
tracking img