Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPREGO
Introdução

Um dos problemas que afetam a vida dos brasileiros é o Desemprego

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem milhões dedesempregados.
A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil e em especial em São Paulo
A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional dequalidade também atrapalham a vida dos desempregados.
Outro agravante é a migração de pessoas de uma região a outra em busca de oportunidades de trabalho.
Muitos têm optado pelo emprego informal (semcarteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas.
Tipos de desemprego:
Desemprego estrutural: característico dos paísessubdesenvolvidos, ligado às particularidades de sua economia. Explica-se pelo excesso de mão-de-obra empregada na agricultura e atividades correlatas e pela insuficiência dos equipamentos de base quelevariam à criação cumulativa de emprego.
Desemprego tecnológico: atinge sobretudo os países mais adiantados. Resulta da substituição do homem pela máquina, havendo queda da procura dos trabalhos tidoscomo braçais.
Desemprego conjuntural: também chamado desemprego cíclico, característico da depressão, quando os bancos retraem os créditos, desestimulando os investimentos, e o poder de compra dosassalariados cai em conseqüência da elevação de preços.
Desemprego friccional: motivado pela mudança de emprego ou atividade dos indivíduos. É o tipo de desemprego de menor significação econômica.Desemprego temporário: forma de subemprego comum nas regiões agrícolas, motivado pelo caráter sazonal do trabalho em certos setores agrícolas.
Taxa de desemprego: A taxa de desemprego é umaporcentagem da População Economicamente Ativa que pode ser calculada com base em diferentes metodologias.


Existem duas instituições mais importantes que calculam a taxa de desemprego, através de...
tracking img