Desemprego

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013
1) Desemprego: Uma Conceituação Ampla.
Tanto o crescimento econômico como a sua ausência tem sido apontados como principais fatores para o nível de desemprego no Brasil, mesmo este encontrando-se atualmente estável. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação em outubro de 2013 estimou-se em 5,2%, não apresentando nenhuma variação significativaem relação ao mês de setembro (5,4%) e outubro de 2012 (5,3%). Tal estatística refere-se a seis regiões metropolitanas brasileiras, sendo estas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Encontrar-se desempregado é estar em uma situação na qual não há vínculos oficiais com nenhuma instituição empregadora e sem possuir quaisquer outras fontes fornecedoras derenda. A partir dos diversos fenômenos decorrentes da dinâmica do capital, definir o desemprego agora implica em uma ampla explicação, visto que os fatores que o ocasionam podem variar. Desta forma, serão atribuídas de conceituação as duas formas mais decorrente no contexto da sociedade brasileira: O Desemprego Estrutural e o Desemprego Conjuntural.
1.1) Desemprego Estrutural
O DesempregoEstrutural é ocasionado pela ascensão de novas tecnologias, como a robótica e a informática. As maquinarias passam a exercer a função da força de trabalho humana, visto que, com as inovações a produção tornou-se maior e os custos consequentemente menores, promovendo o aumento do contingente de excluídos no mercado consumidor. Tais acontecimentos constituem o resultado das novas formas de produção eorganização do trabalho.
O desajustamento no emprego da mão-de-obra decorre diretamente da inovação tecnológica, visto que o atual modelo econômico almeja a produção em massa, tendo em vista a obtenção do lucro advindo da venda das mercadorias produzidas.
Uma montadora de veículos facilmente exemplifica tal tipologia de desemprego. Ao promover a inovação de seus recursos de produção, dispensa grandeparte de sua mão de obra, agora desnecessária para a constituição de um veículo, tendo em vista a capacidade de produção de robôs. A partir desta mecanização, o custo e tempo demandados tornam-se cada vez menores, possibilitando a produção em larga escala. Trabalhos antes realizados por dezenas de trabalhadores agora necessitam de apenas um operador para efetivar-se.
O desemprego estrutural écomumente associado ao setor industrial, pois deixa mais nítido a perda de cargos laborais para as máquinas. Entretanto, tal fenômeno faz-se também presente no setor primário e terciário da economia. No que se refere à agricultura, inúmeros são os trabalhadores que perdem suas funções para novas maquinarias que exercem seu trabalho em larga escala. Já no setor onde se realizam as prestações deserviço, atendimentos antes realizados por funcionários de determinadas empresas agora são executados apenas por gravações de voz, como ocorre atualmente nas empresas telefônicas.
Vale ressaltar que esta forma de desemprego é facilmente encontrada em países mais desenvolvidos, devido à alta taxa de mecanização das indústrias, ocasionando a redução dos postos de trabalho. Entretanto, o desempregoestrutural afeta tanto países desenvolvidos quanto países emergentes, tendo em vista a grande massa populacional que torna-se dispensável para o processo de produção.
1.2) Desemprego Conjuntural
O Desemprego Conjuntural possui como condicionalidade uma crise econômica. Também denominado como Desemprego Cíclico, esta tipologia resulta da dinâmica cíclica da vida econômica de um país, tendo em vista osperíodos de expansão e recessão. É o reflexo de uma instabilidade temporária que interfere no funcionamento de toda uma sociedade. Tal característica econômica advém do atual modelo de produção, visto que as crises são de extrema necessidade para a efetivação do capital como objetivo magno na sociedade atual. Promove a regeneração do modo capitalista de produção.
Durante os períodos de recessão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desemprego
  • Desemprego
  • Desemprego
  • O desemprego
  • Desemprego
  • Desemprego
  • Desemprego
  • desemprego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!