Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA
Na sociedade em que vivemos nos deparamos com diversos problemas sociais, principalmente as classes mais baixas. Um desses problemas é o desemprego que afeta a população mundial.
No Brasil, ainda é grande a taxa de desemprego. Sabemos que em qualquer família pode ter alguém desempregado. Essa é uma realidade que está muito próxima de cada um de nós. O desemprego causa váriosproblemas: para o desempregado, para a família e para o Estado. Para o cidadão desempregado e sua família, a falta de trabalho provoca insegurança, indignidade, aquela sensação de inutilidade para o mundo social. Daí a importância da discussão do tema em estudo em sala de aula, pois a escola tem grande parcela de responsabilidade sobre a formação profissional do aluno e a falta de educação é uma dasprincipais causas de desemprego.

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
• Estudar e discutir a partir dos conhecimentos do discentes os fenômenos sociais, com ênfase no desemprego.
2.2 Objetivos Específicos
• Refletir sobre a relação intrapessoal e interpessoal que se estabelece entre a sala de aula, a escola, a comunidade e a sociedade.
• Analisar os impactos sociais que o desemprego trás parasociedade.
• Discutir os principais fatores que ocasionam o desemprego.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Desemprego
Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Esse fenômeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização einformatização dos processos de trabalho, acabando com cargos que antes eram desempenhados por pessoas sem instrução/qualificação e, agora, por exigirem conhecimento e formação, acabam excluindo muitos trabalhadores do mercado.
 Desemprego natural
Segundo os preceitos da economia Neoclássica, o desemprego natural é a taxa para a qual uma economia caminha no longo prazo, sendo compativel com o estadode equilíbrio de pleno emprego e com a ausência de inflação. Nessa situação, há um número de trabalhadores sem emprego, mas a oferta e a demanda por emprego estão em equilíbrio. Para Milton Friedman, nessa taxa só se incluiriam os desempregos friccional e voluntário, sendo, nesse caso, inexistente, ou não relevante, os desempregos conhecidos como estrutural e conjuntural.
 Desemprego estruturalO desemprego estrutural é uma forma de desemprego natural. Neste caso existe um desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura (de trabalhadores), que não é eliminado pela variação dos salários.
Resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento. A teoriaeconômica apresenta duas causas para este tipo de desemprego: insuficiência da procura de bens e de serviços e insuficiência de investimento em torno da combinação de factores produtivos desfavoravéis.
Esse tipo de desemprego é mais comum em países desenvolvidos devido à grande mecanização das indústrias, reduzindo os postos de trabalho.
O desemprego causado pelas novas tecnologias - como a robótica e ainformática - recebe o nome de desemprego tecnológico. Ele não é resultado de uma crise econômica, e sim das novas formas de organização do trabalho e da produção. Tanto os países ricos quanto os pobres são afetados pelo desemprego estrutural, que é um dos mais graves problemas de nossos dias.
O crescimento econômico, ou melhor, a ausência dele, tem sido apontado como o principal fator para osaltos níveis de desemprego no Brasil. Naturalmente, se conseguíssemos manter altas taxas de crescimento econômico, o país sanearia o problema do desemprego conjuntural. Contudo, o desemprego estrutural, aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas pelo crescimento econômico. Aquele trabalho executado por dezenas de...
tracking img