Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEMPREGO

1- O que é desemprego?

Desemprego é a medida da parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Esse fenômeno social é observado principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, excluindo cargos que antes eramdesempenhados por pessoas e agora o são por máquinas. No Brasil, o desemprego possui um outro agravante, que é a migração de pessoas de uma região a outra em busca de oportunidades de trabalho.

2 - Tipos de desemprego

2.1 - Desemprego friccional

O que é desemprego friccional?

Quando um trabalhador perde seu emprego, ou um jovem trabalhador entra no mercado de trabalho pela primeira vez, elecom freqüência não aceita o primeiro emprego que lhe é oferecido. Por exemplo, suponha uma programadora altamente qualificada, despedida porque uma linha de produto de sua companhia não teve sucesso, passe por uma loja e veja na vitrine uma plaquinha de "procura-se ajudante". Ela poderia entrar e conseguir o emprego, mas normalmente isso seria uma bobagem. Em lugar disso, ela deveria dedicar seutempo para procurar um emprego que leve em conta suas qualificações pague o correspondente a elas.

Os economistas dizem que os trabalhadores que usam o tempo procurando um emprego estão dedicados à busca de emprego. Se todos os trabalhadores e todos os empregos fossem idênticos, não haveria necessidade de busca de emprego; e se as informações sobre empregos e trabalhadores fossem perfeitas, abusca de emprego seria muito rápida. Na prática, contudo, é normal que um trabalhador que perde o emprego(ou um jovem trabalhador que procure seu primeiro emprego) gaste pelo menos algumas semanas na busca.

Desemprego friccional é o desemprego que se deve ao tempo que os trabalhadores gastam na busca de emprego. Uma certa quantidade de desemprego friccional é inevitável, por duas razões. Uma é oconstante processo de criação de emprego e de destruição de emprego que acabamos de descrever. O outro é o fato de que sempre há novos trabalhadores entrando no mercado de trabalho. Por exemplo, em julho de 2005, nos Estados Unidos, dos 7,8 milhões de trabalhadores que se encontravam como desempregados, 882.000 eram novos entrantes na força de trabalho.

Uma quantidade limitada de desempregofriccional é relativamente inofensiva e pode até ser uma boa coisa. A economia é mais produtiva se os trabalhadores tomam algum tempo para encontrar empregos adequado às suas qualificações, e trabalhadores desempregados por um breve período enquanto buscam o emprego certo não passam por grandes dificuldades. De fato, quando a taxa de desemprego é baixa, os períodos de desemprego tendem a serbastante curtos, sugerindo que muito do desemprego é friccional.

O efeito internet

Com a maior velocidade de trasmissão de informação com a utilização da internet, o desemprego friccional diminui muito nos últimos anos. Existem diversos sites especializados em classificados de empregos e sites de agências de headhunter. Com isso o desemprego friccional em economias com alto índice de acesso ainternet diminuiu substancialmente, com um prazo de no máximo uma semana para a obtenção de emprego, e com grandes chances de ser a melhor oferta com as informações disponíveis. Ao contrário dos sistemas de balcão de emprego tradicionais do estado, esses sites e agências privadas tem grande incentivo em solucionar o problema de transmissão de informação no mercado. Já que o lucro deles depende dasatisfação do cliente, a empresa tem um incentivo a conseguir um emprego no menor prazo possível. O desemprego friccional não desapareceu, mas teve uma redução expressiva nos últimos anos, e teve algum impacto nas taxas de desemprego mundiais. Um estudo mais a fundo pode demonstrar empiricamente qual foi esse impacto.

A Destruição Criadora Schumpeteriana como um processo maior do "desemprego...
tracking img