Desafio teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios. Num mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguémpossuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra. A contabilidade iniciou-se empiricamente (ver contabilidade do mundo antigo e quipu). Com LeonardoFibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A chamada escolainglesa (Francis Bacon, Locke, Hume) contestou o excesso de especulação científica e concebeu oEmpírico como um critério determinante do que seria ciência ou não (indução empírica, segundo o sociólogo PedroDemo).
Mas a contabilidade só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX. Por longo período sua história se confundiu com os registros patrimoniaisde organizações mercantis e econômicas e até os dias de hoje é possível se notar alguma confusão entre a ciência contábil e a escrituração defatos patrimoniais.
A contabilidade alcança sua finalidade através do registro detodos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com  o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores asinformações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado dasatividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.
O registro de todas as ocorrências patrimoniais é feito pela contabilidade através da técnica que lhe é própria, a quechamamos ESCRITURAÇÃO.
Com o simples registro dos fatos não é elemento suficiente de informação, a contabilidade reúne os fatos registrados, também segundo procedimento próprio, em demonstrações espositivas...
tracking img