Desafio teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se ao DESAFIO DE APRENDIZAGEM solicitado na Disciplina de TEORIA DA CONTABILIDADE e visa explorar os conceitos envolvidos nas Ciências Contábeis e a análise de Balanços Patrimoniais disponíveis na Internet por 3 (três) Instituições Bancárias: Banco do Brasil, Santandere Itaú .
A área da Contabilidade a que este trabalho se destina é a Interpretação das Demonstrações Contábeis, observando os pontos de divergência e de convergência com os conceitos e teorias estudados.
Para um administrador de Empresas é de extrema importância a compreensão de tais relatórios para a organização e implantação de soluções em diferentes problemáticas que tenha que lidar. Além dese apresentar como
Este trabalho se divide em 3 (três) capítulos, sendo:
Primeiro Capítulo: Conceitos sobre Demonstrações Contábeis;
Segundo Capítulo: Análise das Demonstrações Contábeis das empresas Banco do Brasil, Santander e Itaú;
Terceiro Capítulo: Objetivo e Objeto da Contabilidade
O trabalho foi desenvolvido pelos participantes mediante pesquisas diversas e relatórios parciais que foramreunidos neste trabalho sob análise e acompanhamento de todos os participantes.

CAPÍTULO I
DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS
1.1 Introdução
Desde que a Contabilidade começou a ser desenvolvida pelo homem a se tornou um forte instrumento para as análises financeiras das riquezas adquiridas o decorrer da vida.
Neste trabalho escolhemos 3 (três) Instituições Bancárias para analisar suas DemonstraçõesContábeis do ano de 2010, sendo elas: Banco do Brasil, Santander e Itaú .
As Demonstrações Financeiras seguem o regulamento das NBC’s e tem por finalidade oferecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral. Não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários, em especial o fisco.
Anualmenteos contadores das empresas se encarregam de unir as informações necessárias e escrever o relatório anual da empresa, onde as DRE’s ocupam um importante papel para a compreensão do crescimento ou problemas existentes nas finanças da empresas.
Muitas decisões são tomadas encima do capital apresentado nestes relatórios que orientam as melhores maneiras para alcançar os objetivos desejados.

1.2ESTRUTURA PARA APRESENTAÇÂO DAS DRE’s
Segundo Marion (2003, p. 127) “a DRE é extremamente relevante para avaliar desempenho da empresa e a eficiência dos gestores em obter resultado positivo. O lucro é o objetivo principal das empresas”. Portanto, uma das fontes principais de recursos da empresa é o Lucro do exercício que, sem dúvida, fortalece a situação econômico-financeira.
Para compreendermelhor escolhemos três DRE’s disponíveis no site das Instituições para analisarmos e mostrar convergências com as Leis e regras existentes para esta finalidade.
Atualmente existem inúmeras normas técnicas de contabilidade a serem obrigatoriamente observadas, no processo de elaboração da Escrituração Contábil e no preparo das Demonstrações Contábeis; contudo, vale ressaltar que os Princípios deContabilidade preexistem às normas, além de constituírem a espinha dorsal de um sistema contábil organizado e representarem a essência da ciência contábil.
Diante da importância ímpar dos Princípios de Contabilidade, a seguir se fez a transcrição dos mesmos, de acordo com a Resolução CFC 750/93 (atualizada pela resolução CFC 1.282/10) com o propósito de auxilio na elaboração da contabilidade,preparo e apresentação das Demonstrações Contábeis, vislumbrando a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade.
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que...
tracking img