Desafio de responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso: Administração

Disciplina: Responsabilidade social e Meio ambiente

Acadêmica:Claudimária Véras Fernandes

R.A.:267676















Desafio de Responsabilidade e Meio Ambiente















Caxias – MA, Dezembro de 2010

Etapa: 1

Sustentabilidade

Para prestarserviços de saneamento básico para um município é preciso cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as próprias necessidades.

O saneamento básico trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas publicas ou em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviçosconsiderados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. Sendo que sua falta em condições precárias afiadas a fatores sócio-econômico-cultural são determinadas para o surgimento de doenças e infecções, tendo as crianças o grupo que representa maior risco às infecções.

Einvariavelmente uma atividade econômica monopolista em todos os países do mundo já que seu monopólio é um poder típico do estado, sendo que este pode delegar as empresas o direito de explorar estes serviços através das chamadas concessões de serviços públicos. Tendo em vista a dificuldade física e pratica em assentar duas ou três redes de água e/ou esgotos de empresas diferentes no equipamento urbano,geralmente apenas uma empresa seja publica ou privada, realiza e explora economicamente esse serviço, este setor também se caracteriza por necessidades de um elevado investimento em obras e constantes melhoramentos, sendo que os resultados destes investimentos na forma de receitas e lucros, são de longa maturação.

Entre os procedimentos do saneamento básico podemos citar: tratamento deágua, canalização e tratamento de esgotos, limpeza publica de ruas e avenidas, coleta de tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem). Com estas medidas é possível garantir melhores condições de vida para as pessoas e ao mesmo tempo, garanti-se a preservação do meio ambiente.

O saneamento ambiental é algo mais amplo. Ele pode sercompreendido como conjunto de ações que visam melhorara salubridade ambiental.

A vida nas cidades continua a ser um desafio acariando cada vez mais os conflitantes interesses em jogos (privados e coletivos) e tendo como pano de fundo uma urbanização perversa que agrava o quadro de degradação ambiental e exclusão social. A insegurança e o desconforto criadas pelos conflitos ambientaisurbanos fez surgir o clamor consensual pela restauração da qualidade de vida nas cidades.

A busca por uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente saudável conduz do esforço de compreensão das novas dinâmicas que reagem o espaço urbano, que possibilita a construção de praticas articuladas cujo o objetivo seja a qualidade de vida, a produtividade, a preservação ea inclusão.

A cidade sustentável é um fenômeno em construção, que pressupõe um conjunto de mudanças e depende da capacidade de reorganizar os espaços, gerir novas economias externas, eliminar as deseconomias de aglomeração, melhorar a qualidade de vida das populações e superar as desigualdades sócio-econômicas como condição para o crescimento e não como conseqüência depende, também dagestão correta dos recursos ambientais correta dos recursos hídricos, as condições climáticas o solo, o relevo, a vegetação, pois a deterioração ambiental das cidades é conseqüência da super-exploração de seus recursos ambientais, da não-observância dos seus limites e da capacidade de suporte do ambiente as atividades urbanas.

Contudo vale ressaltar que a sustentabilidade urbana é uma...
tracking img