Desafio responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Esse trabalho foi elaborado em novembro de 2010 por:

BELÉM – PA
2010

ETAPA 1: SUSTENTABILIDADE
CONCEITOS:
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Sustentabilidade é a habilidade, no sentidode capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades dasgerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Nos dicionários estará definida como a capacidade de ser sustentável. Esse conceito quando aplicado em relação à atuação humana frente ao meio ambiente em que vive é de fácil compreensão. Ou seja, sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ouempresas e aglomerados produtivos em geral; têm de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse meio.
É como entender ser a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.
A sustentabilidade está vinculada e integra os aspectos econômicos, sociais,culturais e ambientais da sociedade.
Esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
Nesse entendimento, um empreendimento sustentável devolve ao meio ambiente todo ou partedos recursos que processou e garante uma boa qualidade de vida as populações que nele atuam ou que vivam nas imediações ou na área afetada pelo projeto, permitindo uma longa vitalidade e um baixo impacto naquela região durante gerações.
É necessário entender o que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e acontinuidade da disponibilidade dos recursos naturais.
Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Odesenvolvimento de projetos empresariais em conformidade com os parâmetros de sustentabilidade multiplicaram-se por vários lugares antes degradados do planeta. Nesse sentido, muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo dodesenvolvimento desses projetos sustentáveis.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
• ecologicamente correto
• economicamente viável
• socialmente justo
• culturalmente aceito
Conforme defendeu MCHARG (1994, PG.120):“Precisamos produzir as análises dos impactos ambientais, para assim formular um planejamento ecológico, baseado no relacionamento saudável entre o homem e o meio ambiente, e aliados à tecnologia contemporânea e o conhecimento científico, criar uma estratégia que favoreça a ambos”.
Cada espaço deve receber uma destinação e monitoramento com o objetivo de manter o equilíbrio natural e urbano....
tracking img