Desafio de responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TAUBATÉ
2010

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO ........................................................................................... 03
SUSTENTABILIDADE ..................................................................................... 04
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE................................................. 09
SANEAMENTO AMBIENTAL ..........................................................................
PLANEJAMENTO AMBIENTAL .......................................................................
CONCLUSÃO .................................................................................................. 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 14

“Sustentabilidade um conceito que pode mudar a sua vida”

Você quer viver num mundo assim??

Ou assim??

O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais. Mas afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dasociedade humana.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?” Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, e toda a biosfera que dele dependem para existir.Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel e celulose e todas as outras, a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos, revelou-seeconomicamente viável e em muitos casos trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta.
Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade devida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis.
A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, tem a finalidade de assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nosdias atuais.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada, é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presençaatuante da mão humana.
Em Setembro do ano de 2000, representantes de 189 países reunidos na sede da ONU, aprovaram uma lista de objetivos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, batizado de “Declaração do Milênio”, que tem como metas corrigir as deformações do planeta, causadas pela desigualdade social e pela utilização predatória dos recursos naturais.
E garantir a sustentabilidadeambiental é um dos objetivos, no qual o Brasil reduziu o índice de desmatamento e o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio, e aumentou a sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia, garantindo acesso à água potável, porém a meta de melhorar as condições de moradia e saneamento básico, ainda depende de investimentos.

EXEMPLO DE UMA EMPRESA QUE...
tracking img