Supply chain petrobras e pdvsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A indústria do petróleo sempre se reflete em números grandes. O capital, os investimentos e os empregos gerados a partir dela podem ser decisivos na economia em alguns países. No Brasil, temos a Petrobras, a grande líder do setor petrolífero brasileiro e considerada a 15ª maior empresa do mundo. Já a PDVSA, configura em 4º lugar dessa mesma lista (PDVSA, 2011). A grandequantidade de reservas e de petróleo produzido permitiu que essa indústria se tornasse a base da economia venezuelana.
Porém, lidar com tamanhas proporções e com toda a complexidade do mercado global exige, essencialmente, um grande conhecimento logístico e um complexo trabalho em equipe, que são alguns dos principais elementos do que se conhece por supply chain, ou cadeia de suprimentos; um planejamentoenvolvendo fornecedores, produtores e consumidores que, desenvolvido de maneira eficaz, facilita e aperfeiçoa de maneira decisiva quaisquer relações comerciais. Em uma definição mais clara, a supply chain nada mais é do que todo processo de integração de negócios que vai desde o fornecedor primário até o consumidor final, compreendendo todos os processos necessários e que agregam valor ao beminicial, tais como as transformações industriais pelas quais as matérias-primas passarão, armazenamento, transporte, marketing, distribuição, venda e prestação de serviços.
O petróleo, além de ser um bem essencial que tem grande repercussão na economia global, é também o principal fator que levou grande desenvolvimento à América Latina. Responsável por grande parte dasexportações Venezuelanas, o petróleo também pode ser considerado uma ponte para as relações bilaterais entre Brasil e Venezuela e também fator que conta muitos pontos para a adesão da Venezuela no MERCOSUL, tornando cada vez mais possível a integração dos países da América do Sul. As relações comerciais entre os dois países e a relação destes com o resto do mundo implicam em regulamentações e ordem no âmbitojurídico sobre seus produtos, como o petróleo em si. As regulamentações, dadas principalmente pela OMC, podem acabar criando barreiras para o comércio, sejam elas tarifárias ou técnicas. Além da burocracia existente no que diz respeito à importação e exportação, estão presentes fatores culturais e particularidades que cada país tem que somente criarão um bom relacionamento entre dois países, seforem entendidas e respeitadas. A questão em si é se estas barreiras são utilizadas de forma transparente ou se são apenas práticas protecionistas e de desmerecimento a produtos de outras nações. Para entender o funcionamento da supply chain do petróleo no Brasil, é imprescindível conhecer todas as principais características da maior empresa no segmento, começando pela sua história e sua criação,passando pela logística de produção, extração, refinaria e distribuidores, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo. A Petrobrás investe em pesquisas de marketing para conseguir tornar sua marca ainda mais forte, além de ter um posicionamento de responsabilidade socioambiental conhecida pelos seus consumidores. Já a PDVSA, é a empresa estatal responsável por praticamente toda asupply chain do petróleo na Venezuela. Portanto, é imprescindível o conhecimento da sua história, as leis que lhe dão autoridade, como este processo é realizado, desde a extração até a entrega para os clientes e o motivo da supply chain da PDVSA ser tão importante para a economia e para a sociedade venezuelana.

2. O MERCOSUL

O século XIX trouxe grandes mudanças para o cenário internacionalatravés dos diversos movimentos de independência que estavam acontecendo, principalmente os que aconteciam na América Latina. Simón Bolívar teve grande importância nos processos de independência, uma vez em que pregava um ideal de criação de uma federação entre os novos países que alcançaram a independência. Porém, seu ideal perdeu força por conta dos regionalismos que havia nas sociedades...
tracking img