Desafio de economa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO





DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ECONOMIA





Ana Flavia Ferrari Cossaros RA: 2321361552

Andréia Cristina da Silva Negrizoli RA: 1108346342

Daniel Moreti RA: 2326405586

Mariana Moura de Souza RA:2321304612





POLO – PIRITUBA – SÃO PAULO/SP







• Custo de Oportunidade

O custo de oportunidade é o que o que deixamos de ganhar na segunda opção por escolher a primeira,

Exemplo 1 e 2: A primeira opção que tenho é cursar administração ou ficar em casa com a família depois de um dia cansativo de trabalho, no meu caso é mais vantajoso estar estudando por causa dasoportunidades que terei futuramente, então, deixei de ganhar tempo descansando na segunda opção para ficar com a primeira, estudar.

Curva de Possibilidades

A curva de possibilidades de produção demonstra através de gráficos a capacidade de produção de uma organização e o seu limite e como a escassez influencia nestes fatores, o que pode ser atingido com recursos e tecnologias.

Exemplo: Uma fazendaproduz dois tipos de bens: milho e soja, se o fazendeiro utilizar toda a terra para cultivar o milho, não haverá área para o plantio de soja, existirão soluções alternativas com a utilização de partes das terras para o plantio de soja, ficando a fração restante para a cultura de milho. As várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um exemplo numérico. Alternativa Soja (kg)Milho (Kg)

A 0 8000

B 1000 7500

C 2000 6500

D 3000 5000

E 4000 3000

F 5000 0

• Produto Elástico

Exemplo: O conceito de elasticidade de um produto é determinado de acordo com a quantidade de bens substitutos que encontramos para esse bem no mercado. Ou seja, se tenho um ou mais produtos semelhantes que atendem a minha necessidade se o preço do bem A sobe eu simplesmentedeixo de consumi-lo e o substituo pelo bem B ou C. Quanto maior a diversidade, quanto maior o número de substitutos que possuo para um bem para satisfazer uma necessidade, mais elástico ele é.

Com exemplo de bem elástico podemos citar o frango, se amanhã formos ao supermercado e percebermos que o seu preço aumentou muito, então optaremos por consumir carne vermelha ou então peixe. Nesse sentidoa carne é um produto elástico, pois possui vários substitutos, ou seja, apesar de ser essencial é possível que ela seja substituída por um produto similar.

• Produto Inelástico

Exemplo: O conceito de inelásticidade de um produto é determinado de acordo com a possibilidade ou não possuir u bens substitutos para ele no mercado. Ou seja, se não tenho um ou mais produtos semelhantes queatendem a minha necessidade então esse produto é inelástico

Como exemplo de um bem inelástico pode citar o arroz. Se amanhã o preço do arroz dobrar mesmo assim não iremos deixar de consumi-lo já que não temos um substituto para ele. Podemos até diminuir a quantidade ou trocar a marca que temos o costume de utilizar, mas não deixaremos de levá-lo para casa.

O que torna um bem inelástico são ofato de ele ser essencial e a impossibilidade de substituí-lo por não haver similares.

Considerações Finais

Nessa etapa podemos observar que o entendimento de alguns conceitos básicos da economia nos abre a visão para traçarmos paralelo entre o que acontece no mercado e as situações que presenciamos no nosso dia-a-dia.

Ao compreendemos o que querem dizer alguns termos da economia podemos, ápartir daí, comparar essas palavras, que em um primeiro momento parecem um linguajar de outro mundo, com as situações vivenciadas em nosso cotidiano.

Entender como o mercado se comporta e como pode ser a repercussão de uma crise que ocorreu lá do outro lado do mundo; deixa de ser uma tarefa para os jornalistas, o ministro ou do presidente da república e passa a ser de interesse da dona de...
tracking img