O nome da rosa filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme é baseado num romance de Umberto Eco de mesmo nome, "O nome da Rosa", e tras como pano de fundo a grande problemática filosófica da Idade Média: as disputas que aconteciam em torno de "oproblema dos universais".

Entrar em detalhes sobre o problema dos universais poderia exigir um curso de metafísica e de filosofia medieval, mas, colocando por alto:
- vc olha para uma flor e aidentifica como rosa;
- olha para outra flor e tb o identifica como sendo uma rosa;
- olha para outra mas chega a conclusao de que esta nao é uma rosa.
O que aconteceu? O que foi que fez vcidentificar ou nao essas coisas como sendo uma rosa? Por que nao foi uma tulipa, ou um cavalo, ou um livro, ou uma pedra? Por que no último caso vc nao identificou a coisa como uma rosa?

Suponhaagora que vc esteja identificando uma coisa como um cão. Qual é e onde fica o limite para esse "núcleo", essa essência, que, se alterada, faz algo deixar de ser ou passar a ser um cão? Existe uma"essência" de cão? Como descobrimos esse "universal canino" que faz com que cada uma dessas coisas que vc identificou sejam uma "unidade canina"?

Isso deve parecer muito abstrato de longe, mas teveenormes consequências para o pensamento ocidental, com repercussoes tanto éticas e políticas qt cientificas. Toda a civilizaçao ocidental tem alguma coisa a ver com esse problema aparentemente banal.Platao e Aristoteles trataram desse problema longamente, nao vou entrar em detalhes aqui, mas se quiser ter uma ideia básica acho que encontrará em "O mundo de Sofia" mesmo. Bem depois, com aqueda do imperio romano, o ocidente latino esteve muito perto de cair na barbárie total, mas foi salvo disso pela influencia dos mosteiros católicos que se tornaram verdadeiros "bolsões de civilizaçao ede cultura" que, muito lentamente, foram evangelizando aqueles povos bárbaros e forjando o novo mundo que surgia.

Haviam 2 blocos principais: os beneditinos e os franciscanos.

Os...
tracking img