Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte
O papel da Arte na Educação consiste em: promover o acesso a diferentes formas de linguagem e a reflexão sobre seus significados; desenvolver a observação, a percepção, a coordenação motora, a imaginação e a expressão pessoal do educando; estimular a apreciação artística, tanto a partir do cotidiano do aluno como por obras e incentivar o conhecimento da história da arte. Atualmente o ensinode arte aborda três aspectos como fundamentais: • a leitura da obra de arte, ou seja, análise, interpretação e reflexão sobre as obras; • a história da arte, pesquisar o contexto histórico, social e cultural no qual as obras e os autores estão inseridos; • o fazer artístico, que é quando o aluno aplica os conceitos comentados através de uma releitura pessoal da obra observada. Existe uma ênfase noensino de arte na análise e interpretação de imagens, pois a maioria das informações que recebemos diariamente são transmitidas desse modo. Um bom leitor tem melhores condições de exercer seu papel como cidadão.

seus utensílios, nas paredes das casas, nos templos, nos túmulos. Pela cor e pela pintura expressamos nossos sentimentos. Para reproduzir as cores usam-se pigmentos naturais ou químicos.As primeiras experiências com o raio de luz foram feitas em l666 pelo físico inglês Isaac Newton. Ele utilizou, para a decomposição da luz, um prisma triangular de vidro. O raio de luz, ao incidir sobre uma das faces do prisma emite inúmeros re exos provocados pelas outras duas faces que agem como espelhos. Assim, ao sofrer um impacto em sua trajetória, a luz decompõe-se:

Representação de umprisma decompondo a luz.

Arte sempre presente
A Arte faz parte de nossa vida mesmo sem percebermos. Se observarmos a variedade de estampas de camisetas, por exemplo, encontraremos o trabalho de um artista. Em uma indústria de automóveis há departamentos de arte em que artistas estudam como deixar os veículos mais atraentes para o consumidor. Na publicidade encontramos as embalagens, oscartazes, as músicas que ajudam a propagar e a vender os produtos. Aliás, as escolas de publicidade têm em seus currículos História da Arte, desenho e técnicas de pintura a m de preparar o publicitário para ser um bom pro ssional e atender às exigências de um público cada vez mais conhecedor de arte. A Arte pode ser também uma forma de expressão pessoal e de lazer. Podemos pintar, fazer uma escultura,tocar um instrumento, compor uma música e até participar de um grupo teatral sem que isso esteja vinculado à indústria ou ao comércio. Por tudo isso você pode perceber o quanto a Arte está sempre presente no nosso dia-a-dia.



GRAMÁTICA DAS CORES

São as cores puras, pois não podem ser obtidas a partir de outras: vermelho, amarelo e azul. São as cores obtidas pela mistura de duas coresprimárias: vermelho + amarelo = laranja; vermelho + azul = violeta e amarelo + azul = verde. São o branco, cinza e preto, sendo o branco a soma de todas as cores e o preto a ausência de cor.

CORES PRIMÁRIAS

CORES SECUNDÁRIAS CORES NEUTRAS

CORES TERCIÁRIAS

Explosão das cores
A cor é sem dúvida um dos mais importantes códigos visuais. Ficaria difícil imaginar nossa vida sem as cores danatureza. A palavra cor vem do latim color. Ela depende da intensidade do uxo luminoso, não é uma propriedade dos corpos. A cor é a impressão que a luz transmite ao re etir nos corpos diante dos nossos olhos. Quando não há luz, não distinguimos as cores. Elas podem ser claras ou escuras, de acordo com a incidência da luz nos corpos, que é variável. Através dos tempos, o homem sempre foi atraído pelascores e sentiu necessidade de expressar-se por meio delas. Pintou nas rochas, em

São as misturas obtidas de uma cor primária com uma cor secundária. A cada cor (primária ou secundária) se opõe uma outra cor chamada complementar ou antagônica. São complementares ou antagônicas: • vermelho (primária) e verde (secundária); • amarelo (primária) e violeta (secundária); • azul (primária) e laranja...
tracking img