Bios uefi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A verdadeira importância do BIOS UEFI

Introdução
Este artigo investiga a nova arquitetura UEFI e porque ela é muito mais importante para o mundo da computação do que você imagina.

O hardware dos computadores evoluiu bastante nas últimas décadas. As placas gráficas e de áudio oferecem gráficos cheios de vida e som com qualidade de cinema, HDs com terabytes e mais terabytes estão sendocombinados com unidades SSD extremamente rápidas para oferecer armazenamento ilimitado ao usuário comum, ao mesmo tempo que grandes quantidades de RAM e processadores fornecem seis (em breve oito) núcleos para fornecer incríveis capacidades multitarefa. Reunindo tudo o que o hardware apresenta, está a placa-mãe, a espinha dorsal do seu sistema.

O hardware da placa-mãe alcançou novos níveis dequalidade, com componentes de melhor categoria (atingindo até mesmo certificações especiais) que proporcionam longevidade e estabilidade. Há também todo tipo de conectividade à prova do futuro disponível, como o USB 3.0, a SATA-600 e agora o PCI Express 3.0.

No entanto, há uma parte da placa-mãe que tem sido o componente principal há muito tempo e só recentemente começou a ser atualizado. A BIOS, umaarquitetura de três décadas de idade que atua como ponto de partida do seu sistema de PC como um todo. Como pode ser observado em vários testes de placas-mãe, alguns fabricantes têm adotado uma nova BIOS “UEFI” (Extensible Firmware Interface Universal) para substituir o atual, mas o que parece ser ignorado por muitas pessoas é o quão importante esse recurso realmente é e como ele beneficia todo ocampo da computação.

BIOS – Uma Breve Recapitulação
A BIOS (Basic Input/Output System) é o primeiro software a ser executado quando o PC é ligado. A função da BIOS se concentra principalmente na configuração do hardware de inicialização e na identificação de periféricos.

Mais recentemente, as atualizações da BIOS têm permitido código atualizado seja gravado nos chips de hardware paraoferecer suporte a novos processadores e periféricos que antes não eram detectáveis. Isso beneficia os usuários ao manter atualizado o hardware existente e oferecer suporte a novos padrões de codificação ou métodos de detecção.

A maior característica da BIOS é a capacidade de manipular e alterar as principais configurações do sistema para atender a necessidades individuais. Foi assim também que ooverclocking viu seu nascimento. Ao ajustar os computadores para taxas de clock mais altas do que as predefinições de fábrica, os usuários puderam forçar o sistema a atingir um novo patamar e obter um aumento significativo de desempenho.

Os entusiastas começaram a perseguir os fabricantes de placas-mãe que ofereciam tantos recursos avançados quanto possível para overclocking, como por exemploajustes de tensão (o que poderia comprometer a estabilidade do sistema). Isto fez com que a BIOS se tornasse uma ferramenta bastante comercial ​​e um importante diferencial entre o que as placas mais sofisticadas poderiam fazer em relação às suas concorrentes mais baratas. No entanto, a BIOS está chegando aos 30 anos e o desgaste começa a ser perceptível.

Para início de conversa, ela apresentasomente 1.024 KB de espaço de execução. Isso é extremamente limitante em um mundo onde gigabits de dados são transferidos ao mesmo tempo e a tendência é ficar ainda mais rápido, com os dispositivos e a conectividade de próxima geração.

Há problemas também na inicialização de dispositivos. A abundância de periféricos e controladores onboard torna o processo de inicialização mais demorado por causado espaço limitado de instruções e da falta de otimização.

Em uma escala maior, a segurança tem sido um grande problema no mundo da computação e a BIOS é um dos grandes culpados em termos de gestão e segurança de sistemas. Antes de inicializar o sistema operacional, não medidas internas de solução de problemas ou de segurança aprofundada. A BIOS só fornece a funcionalidade básica de senha que...
tracking img