Alemanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

História 3
O primeiro reich 3
O segundo reich 3
O terceiro reich 4
Divisão e Reunificação da Alemanha 5
Crise econômica Europeia 7
Comunicação cultural 7
Literatura 8
Arquitetura 9
Música 9
Cinema 9
Filosofia 9
Religião 10
Comunicação social 10
Redes de Televisão 10
Revistas 12
Jornais 13
Internet 13
O processo de industrialização alemã 14Relação Brasil e Alemanha 15
Mão de Obra Atual Alemã 15
Desemprego na Alemanha 16
ADIDAS 16
Índices econômicos 19
Considerações sobre o idioma 21
Dialetos 22
Das Lied der Deutschen 23
Referências bibliográficas 26

História
O desenvolvimento histórico alemão baseia-se em um processo secular que teve os primeiros indícios no século VIII, onde a palavra alemão era utilizada comoreferência a um idioma existente na parte oriental do império franco. Tal império, regido por Carlos Magno, abrangia povos com diversos dialetos e após a morte de Carlos Magno, o império dos francos começou a se desintegrar. Após a desintegração formaram-se o império ocidental e o império oriental, que possuíam divisões delimitadas pelo francês e o alemão. A partir de então o nome que designava o dialetopassou a qualificar o povo e a terra por eles ocupada.
Desde então o país passou por três reinados, denominados reich, que moldaram sua historia atual.
O primeiro reich
O primeiro reinado, conhecido como Sacro Império Romano Germânico, teve inicio em 911 e tratava-se de uma monarquia eletiva, onde o rei era escolhido pela alta nobreza, porém a autoridade de Conrado I, o primeiro rei, não eratotalmente reconhecida, tal proeza foi alcançada somente a partir do reinado de Oto I, que teve a plenitude de seu poder manifestada pelo fato de ser coroado imperador pelo papa no ano de 962.
Em 1493 durante o império de Maximiliano I as cidades alemãs tornaram-se centro de poderes econômicos e passaram a ter o comércio aflorado, tomando feições pré-capitalistas.
Em 1517 a Alemanha passa por umaforte reforma religiosa devido ao descontentamento do povo com a igreja católica e desencadeado pela chegado de Martinho Lutero, fazendo com que a reforma protestante se alastrasse rapidamente. Após diversas batalhas, a religião protestante foi reconhecida em igualdade de direitos ao lado da religião católica, selando assim a divisão religiosa alemã.
Em 1789 tem inicio a revolução francesa,durante esse período o sistema feudal sucumbiu devido à pressão da burguesia e após sucessivos ataques do exercito de Napoleão, o império sucumbiu no ano de 1806, datando assim o fim do primeiro reich.
O segundo reich
Após a queda de Napoleão Bonaparte o Congresso de Viena se reuniu em 1814 e a resolução fundou então a Confederação germânica, que unificava trinta e nove estados soberanos, nãoatendendo a expectativa de muitos alemães que almejavam um Estado nacional livre e homogêneo. Surge então à Liga Alemã que substituiu o antigo império e só possuía poder de ação perante os outros estados se a Prússia e a Áustria estivessem de acordo, a liga considerava sua principal tarefa reprimir tentativas de unificação e liberdade. No mesmo período tinha inicio o desenvolvimento econômico moderno, noano de 1834 surge então a Associação Alfandegaria Alemã, que implantou um mercado nacional uniforme e no ano de 1835 iniciou-se a industrialização alemã, que com a vinda de fabricas fez com que a classe operaria fabril encontrasse melhores oportunidades de ganhar dinheiro, que aos poucos se tornou excedente devido ao grande crescimento demográfico, fazendo com que os operários vivessem na misériadevido à ausência de uma legislação previdenciária.
Durante os anos 50 a Alemanha alcançou um grande progresso econômico, havia se tornado um país industrial, ultrapassando o ritmo de crescimento da Inglaterra. Surge no ano de 1861 o Partido Progressista Alemão que acabou se tornando o partido mais forte da Prússia, tal partido negou recursos ao governo quando o mesmo tentou modificar a...
tracking img