Alemanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alemanha
Principal potência econômica da Europa, a Alemanha é o maior ponto de contato entre o ocidente desenvolvido e os países do Leste Europeu. Seu território está em terras férteis e cultiváveis e tem uma economia fortemente industrializada – com destaque para as áreas farmacêutica, química e de motores. É o berço de escolas políticas e filosóficas, de grandes músicos, escritores eartistas. Desde sua unidade nacional, no final do século XIX, é um país-chave no cenário internacional. Derrotada em duas guerras mundiais, a nação foi dividida por 40 anos em Alemanha Ocidental e Oriental. A queda do Muro de Berlim, em 1989, reunificou o país e rompeu o equilíbrio geopolítico estabelecido no pós-guerra. Enfrenta dificuldades econômicas que pesam sobre toda a União Européia, da qual fazparte.
Introdução

A língua alemã e o sentimento de pertença à nação alemã existe há mais de mil anos, mas o país conhecido agora como Alemanha só foi unificado em 1871 em Versalhes, quando o império alemão, dirigido pela Rússia, foi constituído. A Alemanha permaneceu um império com povos de diferentes origens nacionais por mais 50 anos. Este foi o segundo "reich" alemão. "Reich" é traduzidogeralmente por "império" mas pode também significar "reino".
A Alemanha é um estado federal da Europa central pertencente à União Européia. A Alemanha é limitada a norte pelo Mar do Norte, pela Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. A capital da Alemanha é Berlim. A línguanacional é o alemão.
Território
A Alemanha tem uma superfície de 357.000 Km2, que se estende de altas montanhas a cordilheiras médias e terras baixas.
Os principais rios são o Reno, o Danúbio, o Elba, o Veser e o Mosela e o pico mais alto é o Zugspitze (2963 m) nos Alpes.
A capital é Berlim (3,4 milhões de habitantes), mas a sede do governo é em Bona .
A República Federal da Alemanha estásituada no coração da Europa. Os nove países vizinhos são a Dinamarca a norte, os Países Baixos, a Bélgica, o Luxemburgo e a França a oeste, a Suíça e a Áustria a sul, e a República Checa e a Polônia a leste. Esta situação central viu-se reforçada com a unificação alemã ocorrida em 1990
População
A Alemanha conta com 81,2 milhões de habitantes ; a densidade média da população é de 225 habitantespor km2 (1992).
Os protestantes representam 43% da população e os católicos romanos 43,4 %.
A grande Berlim, cujo ritmo de crescimento tem vindo a aumentar rapidamente desde a unificação alemã, conta atualmente com 3 400 000 habitantes e prevê-se que atinja 8 milhões no final do milênio.
O número de residentes estrangeiros eleva-se a 6 900 000. Os turcos, cujo número se eleva a 1 850 000,constituem, de há muito, a maior comunidade de residentes estrangeiros, seguidos dos residentes originários dos estados que faziam parte da ex-Jugoslávia, cujo número - um milhão - só é possível calcular de forma aproximativa devido aos numerosos refugiados de guerra. Seguem-se os italianos, os gregos, os polacos, os austríacos, os romenos e os espanhóis. A Alemanha deve muito aos trabalhadores eempresários estrangeiros, que dão uma ampla contribuição para o crescimento econômico, acrescentando anualmente cerca de 100 000 milhões de marcos ao produto nacional bruto do país.
A língua oficial é o alemão, embora existam numerosos dialetos. As diferenças entre estes últimos podem ser de tal forma acentuadas que se um alemão originário da Frísia, outro de Meclemburgo e outro ainda da Bavieradecidissem conversar entre si nos respectivos dialetos, teriam grandes dificuldades em se entenderem.
Economia
A Alemanha é a terceira economia mundial em termos de PIB (Produto Interno Bruto) (depois dos EUA e do Japão). A economia alemã é uma economia de mercado. A segurança social tem um peso muito grande na economia e os alemães têm direitos sociais muito extensos. Atualmente, o governo...
tracking img