Reostato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REOSTATO E SUAS APLICAÇÕES

O reostato é um dispositivo utilizado para variar a resistência de um circuito e, assim, aumenta-se ou diminui-se, conforme o desejado, a intensidade da corrente nestecircuito. Por definição, reostatos são dispositivos que podemos variar a sua forma ou as suas dimensões, de modo a obter uma resistência variável.
Os reostatos podem ser divididos em duas classes.Variação Contínua: O reostato de variação contínua, comumente denominado potenciômetro, apresenta uma resistência que pode assumir qualquer valor entre zero e um dado o valor máximo específico. Estetipo de reostato é constituído basicamente por um condutor de um determinado comprimento e um cursor que se move ao longo do condutor. Nestas condições, variando-se a posição do cursor, variamos ocomprimento do condutor e, portanto, a sua resistência elétrica.
Variação Descontínua: O reostato de variação descontínua somente pode assumir determinados valores decorrentes do fato de sua construção serfeita a partir de um conjunto de resistores com resistências bem determinadas.
Os reostatos são largamente usados no controle de velocidade dos motores elétricos, no ajuste de luminosidade delâmpadas, mas ultimamente têm sido substituídos em muitas aplicações por sistemas baseados em semicondutores que gastam menos energia.
Os reostatos são semelhantes aos potenciômetros. São controlados por ummanípulo que controla a entrada da tensão usando resistência.
O reostato é feito de um fio de cobre enrolado e sobre ele existe a movimentação de um cursor feito de cobre, cujo comando é feito porum botão; além de se constituir por diversas resistências ligadas em série e uma haste metálica.
Existem duas variáveis que se devem ter em conta quando se escolhe um reostato: a resistência (ohms) ea potência (watts). Verificarão que a resistência para reostatos varia de 1 ohm a 100,000 Kohm. A potência varia entre 1/4 W até 1000 W.
Ao se usar o reostato, a única informação precisa que se...
tracking img