Derrame pleural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O derrame pleural caracteriza-se, pelo acúmulo de grande quantidade de líquido no espaço pleural, e geralmente ocorre devido a outras doenças bases.

Em condições normais o líquido passa dacirculação sistêmica para o espaço pleural e posteriormente é reabsorvido pela circulação pulmonar e também pelos vasos linfáticos. Quando há um desequilíbrio ocorre o derrame pleural.

os mecanismos queaumentam a entrada de líquido no espaço pleural estão relacionados às forças hidrostáticas que filtram água para fora dos vasos e às
forças osmóticas que reabsorvem água de volta aos vasos.

Apleura é a membrada que reveste os pulmões, formada por duas camadas, a pleura visceral que é a camada interior, que fica colada ao pulmão, e pleura parietal camada mais externa que fica em contado comas estruturas anatômicas ao redor do pulmão, entre as pleuras existe o espaço pleural, onde normalmente é lubrificada por 15 ml de líquido claro e seroso, chamado de líquido pleural, que impede oatrito entre as pleuras, na inspiração e expiração dos pulmões. Quando há uma perturbação deste balanço, começa a haver retenção de líquidos no espaço pleural e o derrame se forma.

Quatro mecanismossão capazes de aumentar o fluxo de líquido ao espaço pleural: a) aumento da pressão hidrostática, na microcirculação sistêmica; b) diminuição da pressão oncótica, plasmática; c) aumento da permeabilidadecapilar, pleural; d) diminuição da pressão no espaço pleural.

O derrame pleural é classificado em transudato e exudato. o líquido pleural transudativo é claro e transparente, sem células, combaixa concentração de proteínas, indicando um acúmulo de um líquido semelhante ao líquido pleural normal. Que normalmente é causado por - Insuficiência cardíaca, Cirrose, Síndrome nefrótica,Insuficiência renal avançada, Hipotireoidismo descompensado, e Diálise peritoneal.

Já o líquido exudativo geralmente ocorre por inflamação na pleura, é rico em proteínas e células inflamatórias, tem...
tracking img