Dermatose ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como promover a saúde do trabalhador na empresa

Quais ações as empresas devem tomar para a implementação da saúde do trabalhador?

Resposta:

Além de uma boa alimentação promovida pela empresa ao se utilizar do PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, em refeitórios próprios, terceirizados ou fornecendo tickets alimentação, há também a distribuição de cestas básicas para ajudar noreforço da alimentação familiar. Um funcionário bem alimentado tem o seu rendimento melhorado, pois todas as suas necessidades básicas de nutrição são supridas por uma boa alimentação.

O Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991. Pela lei, as empresas inscritas no programa podemdeduzir o valor no seu Imposto de Renda devido, ou seja, é um bom negócio para as empresas que tem trabalhadores mais saudáveis, bom para o governo que ajuda no bem estar social de todos os envolvidos no programa e é bom principalmente para os trabalhadores que tem a sua saúde preservada e com garantia de vida produtiva e laboral.

As empresas também podem promover ou estimular o tratamentodentário de seus funcionários que também é uma necessidade básica - não adianta alimentar o empregado de maneira adequada se a absorção desses alimentos não é bem aproveitada. A Segurança do Trabalho tem evoluído ao longo dos anos e com isso vários profissionais da área de saúde têm se especializado nessa categoria. A Odontologia do Trabalho, por exemplo, é uma das especialidades que apareceramdevido à necessidade desse profissional no meio laboral. Promover uma boa saúde bucal é um dos primeiros passos para evitar várias doenças que acometem o trabalhador. Com a saúde em dia e com uma boa alimentação, o trabalhador falta menos, aumenta a produtividade e sofre menos acidentes de trabalho.

Muitas vezes as soluções dos problemas são relativamente simples, o que falta é vontade pararesolvê-los - a empresa deve se utilizar de vários instrumentos para promover a saúde do trabalhador, dentre as soluções citadas acima, há que se criar também um programa de orientação e esclarecimentos através de palestras freqüentes com profissionais gabaritados para que o trabalhador esteja sempre orientado.

Campanhas contra o ,Tabagismo alcolismo drogas e sexo seguro, são assuntos que a empresa deveter em pauta na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ou em palestras esporádicas durante todo o ano.

O profissional Técnico em Segurança do Trabalho tem os DDS – Diálogo Diário de Segurança onde também poderá abordar através de uma linguagem simplificada assuntos inerentes a Segurança e Prevenção de Acidentes.

Um bom programa de Ginástica Laboral, ajuda a preveniracidentes de Trabalho. As empresas que têm investido nesses programas perceberam claramente os resultados, pois o ganho de condicionamento físico dos seus empregados tem reflexos na saúde e produtividade, garantindo inclusive, maior firmeza na execução das tarefas, como subir É mais fácil (subir ou descer uma escada?)
A empresa que investe na qualidade de vida dos seus empregados têm muito aganhar, além do que, ações como as citadas acima, são alguns dos requisitos para se obter Certificações como a International Organization for Standardization – ISO. O não cumprimento de metas, qualidade, treinamentos etc... que estão ligados muitas vezes à falta de investimento na saúde do trabalhador, afetam toda a organização e impede que a empresa consiga a sua certificação.

Socialmente, asempresas que mantêm esses programas também ganham respeito e podem escolher melhor os seus colaboradores, pois têm muito a oferecer aos candidatos a vagas de trabalho, tornando a companhia um objeto de desejo daqueles que ambicionam bons empregos. Se a empresa deseja qualidade e quer ser grande, comece pela saúde e bem estar de seus empregados. O maior ativo de uma empresa são os seus funcionários....
tracking img