Dermatose ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A saúde do trabalhador e a convivência sadia entre este e seu ambiente de trabalho, é de vital importância para o bem estar da empresa, pois trabalhador feliz, produção em alta.
Para tanto, é necessário que alguns cuidados sejam tomados quanto a saúde dos trabalhadores, quando os mesmos trabalham direta ou indiretamente com produtos perigosos(de origem química, física oubiológica) os quais provocam freqüentemente dermatites ou dermatoses nos indivíduos, quando os mesmos ficam em contato com estes tipos de produto sem a mínima higiene exigida ou a proteção adequada.
Desta forma, um dos objetivos deste trabalho, é expor as principais dermatoses ocupacionais e seus principais causadores, para que, tendo um conhecimento prévio possamos identificá-los epreveni-los.

2 DERMATOSE OCUPACIONAL - DEFINIÇÃO
Dermatose Ocupacional é toda alteração de mucosas, pele e seus anexos que seja direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade profissional ou no ambiente de trabalho. Ali (1997)
3 CAUSAS DAS DERMATOSES OCUPACIONAIS
Dois grandes grupos de fatores podem ser enumerados como condicionadores dedermatoses ocupacionais:
- causas indiretas ou fatores predisponentes;
- causas diretas, constituídas por agentes biológicos, fisícos, químicos existentes no meio ambiente e que atuariam diretamente sobre o tegumento, quer causando a dermatose, quer agravando uma preexistente. Birmingham (1998).
3.1 Causas indiretas ou fatores predisponentes
- Idade: trabalhadores jovens são menosexperientes e costumam ser mais afetados por agirem com menor cautela na manipulação de agentes químicos, potencialmente perigosos para a pele.
- Sexo: homens e mulheres são igualmente afetados. Contudo, as mulheres apresentam
maior comprometimento nas mãos e podem apresentar quadros menos graves e de remissão mais rápida.
- Etnia: pessoas das raças amarela e negra são mais protegidas contra aação da luz solar que pessoas da raça branca; negros apresentam respostas queloideanas com maior frequência que brancos.
- Clima: temperatura e umidade influenciam o aparecimento de dermatoses como piodermites, miliária e infecções fungícas.
- Antecedentes mórbidos e dermatoses concomitantes: portadores de dermatite atópica ou com diátese atópica são mais suscetíveis à ação de agentesirritantes, principalmente os alcalinos, e podem desenvolver dermatite de contato por irritação.
- Condições de trabalho: o trabalho em posiçãoo ortostática, em trabalhadores predispostos, pode levar ao aparecimento da dermatite de estase, de veias varicosas, ou agravar as já existentes.
3.2 Causas diretas
- Agentes Biológicos: Podem causar dermatoses ocupacionais ou funcionar como fatoresdesencadeantes, concorrentes ou agravantes. Os agentes biológicos mais comuns são bactérias, fungos,leveduras, vírus e insetos.
- Agentes Físicos: os principais agentes físicos capazes de produzir dermatoses ocupacionais são calor, frio, eletricidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, agentes mecânicos, vibrações,microondas, laser.
- Agentes Químicos: os principais são –Irritantes(cimento, solventes, óleos de corte, detergentes, ácidos e álcalis) e Alérgenos(aditivos da borracha, níquel, cromo e cobalto como contaminantes do cimento, resinas, tópicos usados no tratamento de dermatoses).

4 DIAGNOSTICO
Alguns aspectos são muito importantes para a obtenção de um diagnóstico preciso. Dentre eles citamos:
- anamnese ocupacional;
- exame físico;
- diagnósticodiferencial;
- exames de laboratório: histopatologia, testes de contato;
- inspeção do local de trabalho;
- informações fornecidas pelo empregador.
4.1 Anamnese ocupacional
A anamnese ocupacional, tal como ocorre em todas as especialidades médicas, é importante ferramenta para o diagnóstico. Uma boa história ocupacional irá nos conduzir ao possível agente etiológico....
tracking img