Dermatose ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As Dermatoses Ocupacionais representam grande parcela das doenças profissionais, porém não existem estudos aprofundados sobre o tema pois raramente são notificadas e sequer chegam aespecialistas, grande parte acaba sendo autotratada, outras tratada no próprio ambulatório da empresa, dificultando assim um levantamento epidemiológico.

O Que é Dermatose Ocupacional ?

DermatoseOcupacional é, qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho.Os casos mais comuns são as dermatites de contato, ou eczemas, em que a pele fica vermelha, com descamação e coceira e, dependendo da intensidade, pode formar vesículas (pequenas bolhas d’água) comeliminação de líquido na área afetada, podendo se agravar a casos mais sérios.

➢ Causas Indiretas

As causas indiretas são os fatores aos quais o colaborador já traz uma predisposição paraaderir a Dermatite Ocupacional.

Idade:
Pessoas mais jovens por conta da inexperiência na prática da atividade laboral são mais atingidas, além do fato de que a camada córnea ainda não estátotalmente espessada.

Sexo:
As mulheres apresentam melhor imunidade e prognóstico e por terem maior comprometimento nas mãos e acabam apresentando quadro menos graves do que os homens.

Etnia:
Pessoasde raça Amarela e Negra, são mais protegidas contra a ação da luz solar, porém os negros apresentam maior resposta queloideana do que pessoas da raça Branca. Agentes agressores penetram com maiorfacilidade em pessoas de raça Branca e Amarela pois a camada córnea dos Negros apresentam um número maior de camadas e sua descamação é duas vezes maior.

Clima:
Temperatura e umidade influenciam noaparecimento de dermatoses, os funções exercidas ao ar livre apresenta exposição direta a ação dos raios solares, exposição a chuva, picada de insetos, contato com vegetais e mais agentes diversos...
tracking img