Departamento nacional de obras contra a seca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
TURMA: ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO


DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA A SECA

DNOCS

Sua historia e seu papel nasociedade.

DISCENTE

ANA CAROLINA BARBOSA

FORTALEZA-CE
2011.1

APRESENTAÇÃO

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo mostrar de forma sucinta o papel do Departamento Nacional de ObrasContra a Seca (DNOCS) na sociedade atual e nos primórdios de sua criação. O órgão, que constitui a mais antiga intuição federal, foi criado no ano de 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha e tinha pornome Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), passando a chamar-se, em 1919, de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) e até que em 1945 passa a chamar-se DNOCS.
Sua criação foiinspirada no Bureau of. Reclamation, criado no oeste dos Estados Unidos, em 1902, onde na Califórnia a situação de seca era semelhante a do Nordeste brasileiro, que por sua peculiar condição climática,sobretudo, a da zona semi-árida, estabeleceu nesta vasta área de caatingas uma civilização em constante luta pela sobrevivência, buscando transpor os obstáculos em busca de uma vida melhor.
Ao longodos anos o papel do DNOCS vem sendo alterado devido o contexto histórico em que vai se inserindo. Sua imagem é bastante mistificada como sendo um órgão que apenas constrói açudes. A instituição atuaem diversas áreas, como, por exemplo, a perfuração de poços artesianos e o fornecimento de piscicultura, sendo a este último dedicado atenção especial nas últimas décadas.
O DNOCS possui umalegislação básica que tem por objetivo executar as políticas do Governo Federal, no referente ao beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações, bem como outros assuntos deresponsabilidade Federal, possuindo grande atuação no semi-árido Nordeste e norte de Minas Gerais, construindo, ao longo dos 100 anos de existência, cerca de 300 açudes públicos de médio e grande porte,...
tracking img